/

Malala é agora nome de asteróide

malala.org

A activista adolescente Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz

A activista adolescente Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz

Malala Yousafzai, a activista adolescente paquistanesa baleada pelos Taliban por defender o direito das mulheres à educação no Paquistão e vencedora do Prémio Nobel, tem agora um asteróide com o seu nome.

É difícil conseguir maior honra – pelo menos em termos físicos. Malala é agora o nome de um asteróide com quatro quilómetros de largura.

Situado na principal cintura de asteróides entre Marte e Júpiter, o asteróide faz uma órbita ao Sol em cinco anos e meio.

A invulgar honra foi uma cortesia de Amy Mainzer, astrónoma do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, que descobriu o asteróide – anteriormente conhecido como 316201 – em 2010.

Segundo as regras da União Astronómica Internacional, o astrónomo que descobre um astro tem o direito de o baptizar. Mainzer decidiu homenagear Malala, que tem 17 anos.

No blog da Fundação Malala, Mainzer conta que queria que a homenagem servisse de inspiração para as mulheres jovens.

“É com grande prazer que anuncio que decidi chamar Malala ao Asteróide 316201“, anuncia Amy Mainzer no blog.

Precisamos desesperadamente dos recursos intelectuais de todas as pessoas inteligentes para resolver alguns dos problemas mais difíceis da humanidade, e não podemos dar-nos ao luxo de rejeitar metade da população”, diz a cientista, em referência às mulheres.

NASA

O asteróide 316201 chama-se agora Malala. Dá a volta ao Sol em 5 anos e meio.

O asteróide 316201 chama-se agora Malala. Dá a volta ao Sol em 5 anos e meio.

Em outubro de 2012, aos 15 anos, Malala foi baleada quando entrava num autocarro escolar no Vale do Swat, no Paquistão.

A jovem activista era já conhecida desde os 12 anos, pela sua participação num blog da BBC sobre a vida debaixo do regime dos Taliban no Paquistão, que controlava a região e restringia o direito das mulheres à educação.

Após um tratamento médico de emergência no Reino Unido, que lhe salvou milagrosamente a vida, Malala tornou-se uma “estrela” planetária, tendo discursado na ONU e lançado uma campanha pelo direito das mulheres à educação.

O ano passado, Malala foi uma das vencedoras do Prémio Nobel da Paz .

O asteróide é descrito como tendo uma cor preta “no tom de toner de impressora” – e embora Malala talvez nunca o venha a ver, é bom saber que o seu asteróide está lá em cima.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.