Mais novos abrem época de exames

Cerca de 210 mil alunos do 4.º e 6.º ano realizam, esta segunda e quarta-feira, a primeira fase das provas finais de Português e Matemática, sendo vigiados por 20 mil professores.

Na segunda-feira de manhã, 1.088 escolas recebem os alunos do 1.º ciclo que vão realizar a prova de Português do 4.ºano. Da parte da tarde, um número maior de escolas (1150) acolhem os alunos do 6.º ano para a prova final.

Dois dias depois, os alunos realizam a prova de Matemática e, novamente, os mais novos fazem o exame de manhã e os mais velhos vão dar provas do que sabem durante a tarde.

Os resultados serão afixados a 12 de junho e, pela primeira vez este ano, os alunos do 6.º ano poderão também ter acompanhamento extraordinário, tal como aconteceu no ano passado com os alunos do 4. º ano que mostraram ter algumas dificuldades nas provas.

“Após a realização das reuniões de avaliação, já com o conhecimento e com a ponderação dos resultados da 1.ª fase das provas, aos alunos que não obtenham aprovação final será possibilitada, com a concordância dos encarregados de educação, a frequência daquele período, que decorrerá até 04 de julho. Estes alunos terão assim uma nova oportunidade, podendo repetir as provas na segunda fase após um acompanhamento mais direcionado”, explicou o Ministério da Educação e Ciência.

Terminado o acompanhamento, os alunos realizam a segunda fase das provas, marcada para 09 e 14 de julho (Português e Matemática, respetivamente).

Estas provas têm um peso de 30% na avaliação final, e, este ano, o processo de vigilância das provas envolve cerca de 10 mil professores, em cada ciclo.

Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) beneficiam de condições especiais para a realização das provas, como por exemplo em Braille, com ampliação, leitura de enunciado, maior tempo de tolerância, utilização de computadores, equipamento ergonómico, ficha A (alunos disléxicos) ou provas adaptadas ao nível de escola.

Depois dos exames realizados pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclo, chega a vez dos estudantes do 3.º ciclo e do secundário: a 17 de junho os alunos do 9.º e 11.º anos realizam o seu primeiro exames, enquanto os alunos do 12.º ano estão convocados para o dia seguinte (18 de junho). Os exames nacionais terminam apenas no final de julho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …

Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é "dramático" para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para …

BE fará uma campanha "sem energia perdida, palavras ocas ou provocações"

Um partido que pretende ao mesmo tempo trilhar um "caminho de alternativa" e "caminhos de convergência". Assim definiu Catarina Martins a orientação do Bloco de Esquerda (BE) na campanha eleitoral. Ao discursar num almoço com agentes …

Jornalistas não podem ser condenados por violação de segredo de justiça, defende Costa

No primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa, primeiro-ministro e líder do PS, deu uma entrevista à CMTV e aproveitou para mostrar divergências em relação a Rui …

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …