Viajar é sinónimo de conhecer, descontrair, mudar de ares. Mas aparentemente também é sentir-se mais novo do que se sentia antes de partir.
Aparentemente, quando volta de uma viagem pode sentir-se mais novo do que se sentia antes de ter viajado.
Um estudo recente realizado pela YouGov para a TUI revela que os alemães se sentem, em média, 4,2 anos mais jovens após as férias.
O inquérito foi feito no final do ano passado junto de mais de 2 mil alemães.
37% sentem-se mais relaxados e mais jovens depois das férias. 22% dizem que as suas férias os fazem sentir até 5 anos mais jovens, 15% relatam uma sensação de rejuvenescimento ainda maior, mais do que 5 anos mais jovens.
Além destes dados, um estudo realizado na Austrália mostra que viajar melhora o humor e pode até retardar os sinais de envelhecimento, reforça o comunicado enviado ao ZAP.
O estudo da TUI mostra que o que mais contribui para o bem-estar durante as férias dos alemães são: atividades ao ar livre (85%), momentos de descontração e autocuidado (79%), tempo com a família e amigos (75%) e desligar do trabalho (72%).
É uma tendência que chega a Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os portugueses que viajam têm procurado cada vez mais a natureza e a desconexão. E, segundo a Phocuswright, há um maior interesse em ofertas que promovam uma ligação mais profunda com o ambiente.
Os viajantes dão também muita importância a: atividade física, interação social e exposição a novos ambientes.
“Em suma, o sistema de autodefesa do organismo torna-se mais forte. Viajar não é apenas lazer: também contribui significativamente para a saúde física e mental”, explica Fangli Hu, diretor do estudo.