Este fim-de-semana é dedicado à vacinação dos mais pequenos, que voltam aos centros de vacinação para receber as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer.
Portugal já vacinou mais de cinco milhões de pessoas com a terceira dose da vacina contra a covid-19 – 5.261.883, em números exatos. Destas, 68.336 foram inoculadas só na sexta-feira, dia em que se baseia o último relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral de Saúde. O documento avança ainda que na população portuguesa, 73.44 pessoas já foram vacinadas com a vacina contra a gripe e contra a covid-19.
Segundo o jornal Expresso, desde que se iniciaram as campanhas de vacinação, mais de 8,8 milhões de pessoas fizeram o esquema completo de vacinação contra a covid-19 e mais de 2,5 milhões já receberam a vacina contra a gripe.
No grupo de crianças entre os cinco e os 11 anos, a faixa etária mais baixa a receber a vacina contra a covid-19, numa formulação pediátrica, já iniciaram o esquema vacinal cerca de 301,126 indivíduos – número que se espera que cresça este fim de semana, uma vez que são dois dias dedicados novamente aos mais novos nos centros de vacinação.
De acordo com o relatório da DGS, a faixa etária que recebeu mais doses de reforço foi a dos 70 aos 79 anos (96%), à qual se segue a dos 80 ou mais anos (93%). Na faixa etária dos 60 aos 69 anos já 89% das pessoas foi inoculada com a dose de reforço, ao passo que na faixa etária dos 50 aos 59 anos essa percentagem é de 76%.