Mais de 990 mil testes realizados entre 10 e 16 dezembro, novo máximo

Mahmoud Khaled / EPA

Portugal registou um novo máximo de testagem semanal à covid-19, com 994.453 testes de diagnóstico realizados entre 10 e 16 de dezembro, informou hoje o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge.

Destes, cerca de 337.967 foram testes PCR e aproximadamente 656.486 foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, numa média diária de mais de 142 mil testes efetuados durante este período, acrescenta.

O instituto refere ainda que entre 1 e 16 de dezembro realizaram-se mais de 2 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária superior a 127 mil testes, dos quais mais de 700 mil foram PCR e mais de 1,3 milhões TRAg de uso profissional.

Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange toda a população (quatro testes gratuitos por mês, a cada utente).

Ao longo dos próximos dias espera-se que mais recordes de testagem sejam batidos, com a aproximação da quadra festiva e dos ajuntamentos que esta motiva. De resto, inúmeras farmácias já anunciaram que esgotaram há semanas a sua capacidade para os dias qee antecedem o Natal e o Ano Novo.

LUSA //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.