Drones comprados pela Força Aérea para vigiar incêndios não funcionam (e tiveram de ser devolvidos)

Dos 12 drones que a Força Aérea comprou para ajudar na vigilância na época de incêndios, apenas três funcionam. Os outros chegaram com falhas técnicas e operacionais.

De acordo com o jornal i, os 12 drones que custaram 4,5 milhões de euros à Força Aérea, fizeram apenas 250 horas de voo e foram devolvidos ao fabricante UAVision por falhas técnicas.

“No decorrer deste processo, à medida que as aeronaves foram entregues, verificaram-se não conformidades ao nível da motorização convencional [drones de voo de asa fixa] e VTOL [drones de descolagem e aterragem vertical] que tinham impacto no cumprimento da performance desejada”, disse fonte oficial da Força Aérea, em declarações ao jornal.

Todos os drones tiveram de ser devolvidos devido a problemas nos motores. Um deles caiu este mês em Alcácer do Sal, quando a hélice se separou do motor.

Três dos aparelhos já foram arranjados, entregues e já cumpriram 250 horas de vigílância desde 31 de agosto em Mirandela, Lousã e Beja. Os outros nove vão ter de repetir testes.

Esta segunda-feira, o Diário de Notícias adiantou um exercício levado a cabo pelas Forças Armadas, para testar a coordenação de meios do Exército, da Força Aérea e da Marinha na prevenção e combate a incêndios, com uma nova estratégia de patrulhamentos em terra (por atribuição de zonas de risco), no ar (com drones), e até em zonas fluviais.

Este ano, a época de incêndios foi de 1 de julho a 30 de setembro, mas só no final de outubro o Ministro da Defesa irá aprovar a nova estratégia, que se espera possa entrar em vigor no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta UAvision não é aquela do ajuste directo aquando do concurso dos drones. Essas máquinas fantásticas de render dinheiro aos servicinhos do poder com certas empresas ?

    Lembro-me que as outras duas empresas a concurso desistiram e deram com a boca no trombone, acusando o concurso de estar talhado à feição para UAvision … e agora qual dos boys se responsabiliza ? Nenhum, claro ! … e certamente o João Pedro Matos Fernandes até encolhe a cabeça.

    Parte desses 4,5 milhões estão por terra e mais especificamente nos bytes e bits de uma conta de um testa de ferro qualquer.

    Depois, queixem-se dos Venturas e afins.

RESPONDER

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …