Drones comprados pela Força Aérea para vigiar incêndios não funcionam (e tiveram de ser devolvidos)

Dos 12 drones que a Força Aérea comprou para ajudar na vigilância na época de incêndios, apenas três funcionam. Os outros chegaram com falhas técnicas e operacionais.

De acordo com o jornal i, os 12 drones que custaram 4,5 milhões de euros à Força Aérea, fizeram apenas 250 horas de voo e foram devolvidos ao fabricante UAVision por falhas técnicas.

“No decorrer deste processo, à medida que as aeronaves foram entregues, verificaram-se não conformidades ao nível da motorização convencional [drones de voo de asa fixa] e VTOL [drones de descolagem e aterragem vertical] que tinham impacto no cumprimento da performance desejada”, disse fonte oficial da Força Aérea, em declarações ao jornal.



Todos os drones tiveram de ser devolvidos devido a problemas nos motores. Um deles caiu este mês em Alcácer do Sal, quando a hélice se separou do motor.

Três dos aparelhos já foram arranjados, entregues e já cumpriram 250 horas de vigílância desde 31 de agosto em Mirandela, Lousã e Beja. Os outros nove vão ter de repetir testes.

Esta segunda-feira, o Diário de Notícias adiantou um exercício levado a cabo pelas Forças Armadas, para testar a coordenação de meios do Exército, da Força Aérea e da Marinha na prevenção e combate a incêndios, com uma nova estratégia de patrulhamentos em terra (por atribuição de zonas de risco), no ar (com drones), e até em zonas fluviais.

Este ano, a época de incêndios foi de 1 de julho a 30 de setembro, mas só no final de outubro o Ministro da Defesa irá aprovar a nova estratégia, que se espera possa entrar em vigor no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta UAvision não é aquela do ajuste directo aquando do concurso dos drones. Essas máquinas fantásticas de render dinheiro aos servicinhos do poder com certas empresas ?

    Lembro-me que as outras duas empresas a concurso desistiram e deram com a boca no trombone, acusando o concurso de estar talhado à feição para UAvision … e agora qual dos boys se responsabiliza ? Nenhum, claro ! … e certamente o João Pedro Matos Fernandes até encolhe a cabeça.

    Parte desses 4,5 milhões estão por terra e mais especificamente nos bytes e bits de uma conta de um testa de ferro qualquer.

    Depois, queixem-se dos Venturas e afins.

  2. Isto é tudo gente com muita Vision!! Então os drones avariados não era para serem devolvidos e exigir-se outros impecáveis, novos?

RESPONDER

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …