/

Sondagem mostra que a maioria dos escoceses é agora a favor da independência

2

Scottish Government / Flickr

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

A maioria dos eleitores escoceses votariam agora a favor da independência da Escócia, segundo uma nova sondagem.

A sondagem da Lord Ashcroft Polls, publicada no site Conservative Home e na Holyrood Magazine, mostra que, questionados sobre como votariam num referendo sobre a independência, 46% dos 1019 inquiridos disseram que votariam a favor, enquanto 43% disseram que votariam contra. Excluindo os que disseram que não sabiam ou que não votariam, isso significa 52% a favor do “sim” e 48% para o “não”.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Diário de Notícias (DN), esta é a primeira sondagem a dar a vitória ao “sim” à independência desde março de 2017. Foi feita depois da visita do novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a Edimburgo, na semana passada.

Em setembro de 2014, os escoceses rejeitaram a independência por 55% contra 45%, mas o Brexit fez com que voltasse a falar-se de um novo referendo. A maioria dos escoceses votaram contra a saída da União Europeia em 2016.

O Partido Nacionalista Escocês (SNP, na sigla em inglês), que está à frente do governo da Escócia, diz que um segundo referendo se justifica, visto que o país está a ser arrastado para fora da União Europeia (UE) sem o seu consentimento.

Além disso, a líder do governo, Nicola Sturgeon, defendeu que em 2014, quando votaram contra a independência, os escoceses fizeram-no por receio de saírem precisamente da UE.

“Esta é uma sondagem fenomenal para o movimento independentista, mostrando que mais e mais pessoas acham que é tempo de a Escócia tomar as suas próprias decisões e moltar o nosso próprio futuro como uma nação justa, próspera e aberta ao mundo”, disse a líder escocesa, citada pelo jornal Scotsman.

E acrescentou: “A independência significa ter um governo que as pessoas votaram na Escócia, que atue de acordo com os nossos interesses. Isso está em contraste com a recente experiência de governos do Reino Unido, incapazes ou sem vontade de agir com os nossos interesses em mente”.

Na sondagem de Lord Ashcroft Polls, um conservador que é contra a liderança de Boris Johnson, 47% dos inquiridos disseram ser a favor de outro referendo sobre a independência no espaço de dois anos, enquanto 45% disseram não. A maioria dos que são contra são conservadores, enquanto a maioria que são a favor pertencem ao SNP.

Questionados sobre qual acreditam que seria o resultado do referendo (independentemente da escolha que possam fazer), 52% disseram acreditar que a Escócia votaria para ser independente, enquanto 30% disseram que não.

TP, ZAP //

2 Comments

  1. Sempre foram!!
    Só que no ultimo referendo, foram enganados por uns “artistas” de Londres (com a desculpa de só assim se manteriam na UE), e, agora é o que se vê!

  2. A saída da UE é uma imposição à Escócia. Se o Reino Unido pode sair da UE por que razão a Escócia não há de poder sair do Reino Unido? O Reino Unido com o Brexit abriu uma caixa de pandora que o deixa sem argumentos razoáveis para evitar o desmembramento da sua própria união.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.