Maiores de 18 anos já podem terminar o Secundário pela Internet

liquene / Flickr

“O ensino secundário à distância de um clique”. É assim que a Escola Secundária de Camões, em Lisboa, anuncia o projecto-piloto que arranca já neste ano lectivo e que permite aos maiores de 18 anos terminarem os seus estudos secundários através da Internet, quase sem terem que ir à escola.

Segundo avança o DN, este modelo de ensino recorrente à distância vai arrancar a título experimental, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, e no Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Trata-se de um sistema que visa “captar os jovens que tendo mais de 18 anos não têm o ensino secundário e não podem ir à escola assistir às aulas”, salienta o jornal.

Este ano lectivo irá funcionar em ensino online apenas o curso de Línguas e Humanidades, seguindo o mesmo programa do Ensino recorrente em regime presencial e tendo a mesma duração, ou seja, três anos.

As disciplinas do curso – Português, História, Inglês, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Literatura Portuguesa e Filosofia – serão divididas em três módulos.

Haverá algumas sessões em regime presencial, ao longo do curso, nomeadamente para a realização de testes ou apresentação de trabalhos, mas os estudantes poderão deslocar-se às escolas mais próximas da sua residência.

Previstas estão também aulas com todos os alunos e o professor ligados pela Internet ao mesmo tempo e que deverão decorrer em período nocturno, entre as 18 e as 23 horas.

A ideia da iniciativa é “desafiar alunos do Algarve a Coimbra”, salienta o DN, citando fonte da Secundária de Camões, onde o director João Jaime Pires salienta que, “tendo em conta que os cursos nocturnos são cada vez menos, este modelo pode ser o futuro“.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Viva ao Portugal dos doutores e engenheiros… Onde o facilitismo ao ensino impera, acabando por tirar o devido mérito a quem realmente batalhou para tirar somente uma simples licenciatura.

    Nos tempos idos onde o suado “12º ano” tinha uma credibilidade imensa, hoje um doutoramento ou mestrado provavelmente nem lhe chega aos pés, para nem falar de uma licenciatura.

    Tenho notado com alguma desilusão, que quem consegue bons rendimentos são aqueles que se formaram com estes tipos de facilitismos à formação de “encher chouriços”.

    Vale-nos a estatística, porque se investigarem os critérios… é triste…

    Ps: É a minha opinião, vale o que vale!

RESPONDER

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …