Maior pepita de ouro de sempre em Inglaterra: Caçador de tesouros revela como a achou

Mullock Jones / SWNS

A “Pepita de Hiro”

Um veterano caçador de tesouros encontrou a maior pepita de ouro de sempre em Inglaterra de uma forma insólita e invulgar: chegou uma hora atrasado às buscas e usou equipamento defeituoso.

Chegou uma hora atrasado à “caça ao tesouro” e levou material defeituoso.

Mesmo assim, Richard Brock foi o sortudo que encontrou a maior pepita de ouro alguma vez encontrada em Inglaterra.

O entusiasta de caças ao tesouro, de 67, revelou as opções pouco ortodoxas com que fez este achado, fazendo jus à expressão “ter mais sorte do que juízo”.

Em primeiro lugar, chegou uma hora atrasado ao evento; em segundo lugar, usou material antigo e defeituoso, depois de o seu kit de deteção mais sofisticado ter avariado.

Mas, depois de uma viagem de três horas e meia, desde sua casa até às Colinas de Shropshire, no oeste de Inglaterra, foi chegar, encontrar a maior pepita de ouro de sempre no Reino Unido,  a cerca de 15 centímetros abaixo do solo e desenterrar a “Pepita de Hiro”, com 64,8 gramas.

“Não conseguia acreditar. Cheguei atrasado, só lá estava há uns minutos, e a caça ao tesouro era suposto durar o dia todo”, confessou à Sky News.

“Todos tinham equipamentos sofisticados e eu tinha três máquinas antigas, e uma delas avariou. Isto mostra que não importa que equipamento se usa. O que realmente importa é caminhar sobre a descoberta e estar atento ao que pode estar escondido por baixo do solo. Isso faz toda a diferença”, considerou.

De acordo com a Sky News, a descoberta foi feita perto da aldeia de Much Wenlock, onde há um antigo trilho com linhas ferroviárias que poderiam ter contido pedra do País de Gales – uma área conhecida por ser rica em ouro.

A “Pepita de Hiro” passou o recorde anterior de 54 gramas da maior pepita encontrada em Inglaterra, mas ficou ainda longe do recorde do Reino Unido.

Em 2019, na Escócia, foi descoberta a “Pepita Reunion”, com 121,3 gramas.

A “Pepita de Hiro” – avaliada entre 35.000 euros e 47.000 euros – vai estar em leilão até ao dia 1 de abril, próxima segunda-feira, na Mullock Jones.

Este tipo de “caças ao tesouro” é uma hobby cada vez mais popular.

Segundo dados recolhidos pela Science Alert, o fabricante de detetores de metais Minelab reportou, em 2020, que tinha vendido 30% mais do que o ano anterior, que já tinha aumentado 18% em relação a 2018.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.