O maior número primo conhecido tem quase 25 milhões de dígitos

Matemáticos, profissionais e amadores, que integram um projeto de pesquisa mundial – o Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) – descobriram o maior número primo conhecido até à data.

Matemáticos que integram o Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) descobriram o maior número primo conhecido até hoje: expresso em taquigrafia como 282,589,933-1, o número contém 24,862,048 dígitos, mais de um milhão e meio de dígitos maior do que o número primo recorde anterior, descoberto em 2017.

Este número pertence a uma classe especial de números primos raros, denominados primos de Mersenne e é apenas o 51º primo de Mersenne já descoberto, algo que é cada vez mais difícil de encontrar.

Segundo o Sci-News, o recém-descoberto número primo foi apelidado de M82589933 e foi descoberto ao calcular dois elevado a 82,589,933, subtraindo um.

Um primo de Mersenne é um número primo da forma 2P-1. À medida que os números vão ficando maiores, os números primos – um número divisível por 1 e pelo próprio – tornam-se cada vez mais difíceis de encontrar.

Como se tornam cada vez mais distantes e como não há qualquer padrão da sua distribuição, não é possível usar um algoritmo para descobrir estes números. Aliás, até a formula para encontrar números primos Mersenne não é um método infalível, é apenas a redução aos números mais prováveis.

Os primeiros primos de Mersenne são 3, 7, 31 e 127, correspondendo a P = 2, 3, 5 e 7, respetivamente. Os primos de Mersenne têm sido centrais na teoria dos números desde que foram discutidos pela primeira vez pelo matemático grego Euclides, por volta de 350 a.C..

O homem cujo nome agora ostentam, o monge francês Marin Mersenne (1588-1648), fez uma famosa conjetura sobre que valores de P renderiam um primo.

Desta forma, Euclides provou que todo o primo Mersenne gera um número perfeito – um número cujos divisores apropriados se somam ao próprio número. Por exemplo, o menor número perfeito é 6 = 1 + 2 + 3 e o segundo número perfeito é 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14.

Leonhard Euler (1707-1783), um matemático suíço, provou, por sua vez, que todos os números perfeitos vêm dos primos de Mersenne. O recém-descoberto número perfeito é 282,589,932 * (282,589,933-1), um número que conta com mais de 49 milhões de dígitos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Seria interessante falar um pouco da importância dos números primos na atualidade, como por exemplo no uso da computação para fazer a criptografia de dados e aumentar a segurança das informações. Os números primos podem ser usados em algorítmos de segurança de dados para dificultar a descoberta de mensagens criptografadas.

    Segue uma matária legal sobre o uso de números primos http://engenhariae.com.br/curiosidades/saiba-por-que-os-numeros-primos-sao-importantes-em-nossos-vidas/

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …