/

O maior número primo conhecido tem quase 25 milhões de dígitos

1

Matemáticos, profissionais e amadores, que integram um projeto de pesquisa mundial – o Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) – descobriram o maior número primo conhecido até à data.

Matemáticos que integram o Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) descobriram o maior número primo conhecido até hoje: expresso em taquigrafia como 282,589,933-1, o número contém 24,862,048 dígitos, mais de um milhão e meio de dígitos maior do que o número primo recorde anterior, descoberto em 2017.

Este número pertence a uma classe especial de números primos raros, denominados primos de Mersenne e é apenas o 51º primo de Mersenne já descoberto, algo que é cada vez mais difícil de encontrar.

Segundo o Sci-News, o recém-descoberto número primo foi apelidado de M82589933 e foi descoberto ao calcular dois elevado a 82,589,933, subtraindo um.

Um primo de Mersenne é um número primo da forma 2P-1. À medida que os números vão ficando maiores, os números primos – um número divisível por 1 e pelo próprio – tornam-se cada vez mais difíceis de encontrar.

Como se tornam cada vez mais distantes e como não há qualquer padrão da sua distribuição, não é possível usar um algoritmo para descobrir estes números. Aliás, até a formula para encontrar números primos Mersenne não é um método infalível, é apenas a redução aos números mais prováveis.

Os primeiros primos de Mersenne são 3, 7, 31 e 127, correspondendo a P = 2, 3, 5 e 7, respetivamente. Os primos de Mersenne têm sido centrais na teoria dos números desde que foram discutidos pela primeira vez pelo matemático grego Euclides, por volta de 350 a.C..

O homem cujo nome agora ostentam, o monge francês Marin Mersenne (1588-1648), fez uma famosa conjetura sobre que valores de P renderiam um primo.

Desta forma, Euclides provou que todo o primo Mersenne gera um número perfeito – um número cujos divisores apropriados se somam ao próprio número. Por exemplo, o menor número perfeito é 6 = 1 + 2 + 3 e o segundo número perfeito é 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14.

Leonhard Euler (1707-1783), um matemático suíço, provou, por sua vez, que todos os números perfeitos vêm dos primos de Mersenne. O recém-descoberto número perfeito é 282,589,932 * (282,589,933-1), um número que conta com mais de 49 milhões de dígitos.

ZAP //

1 Comment

  1. Seria interessante falar um pouco da importância dos números primos na atualidade, como por exemplo no uso da computação para fazer a criptografia de dados e aumentar a segurança das informações. Os números primos podem ser usados em algorítmos de segurança de dados para dificultar a descoberta de mensagens criptografadas.

    Segue uma matária legal sobre o uso de números primos http://engenhariae.com.br/curiosidades/saiba-por-que-os-numeros-primos-sao-importantes-em-nossos-vidas/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.