A maior extinção da vida animal aconteceu num período de 60 mil anos

ariedam / Flickr

-

A maior extinção da vida animal e vegetal da história da Terra terá ocorrido há cerca de 252 milhões de anos durante apenas 60.000 anos, um período muito curto na idade geológica, segundo um estudo publicado na segunda-feira.

Anteriormente, os cientistas tinham estimado que aquele período tinha durado menos de 200.000 anos.

Este evento, que provavelmente resultou de gigantescas erupções vulcânicas, fez desaparecer mais de 96% das espécies marinhas e 70% da vida na terra.

Além de erupções de mega vulcões, várias hipóteses foram avançadas para explicar a vasta extinção do fim da era Permiana (-298 a -252 milhões de anos), incluindo a queda de um asteroide ou cataclismos ambientais, referem os autores do estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) efectuaram uma nova datação de amostras de rochas vulcânicas colectadas na China e determinaram que a extinção ocorreu em apenas 60 mil anos.

“Fomos capazes de determinar o momento e a duração da extinção quase em termos absolutos”, disse Sam Bowring, o principal autor do estudo.

“Como poderíamos imaginar o desaparecimento de 96% da vida nos oceanos em algumas dezenas de milhares de anos?”, questionou, acrescentando que “uma extinção excepcional necessita de uma explicação excepcional”.

Os cientistas descobriram que 10 mil anos antes da extinção, os oceanos registaram um aumento de carbono que se explica provavelmente por um forte aumento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Isto poderá ter levado à acidificação dos oceanos e a um aumento das temperaturas das águas oceânicas em 10 ou mais graus, colocando fim a grande parte da vida marinha.

“Qualquer que seja o acontecimento responsável por essa extinção massiva, ter-se-á produzido rapidamente para destabilizar a biosfera antes que a maioria da vida animal e vegetal tenha tido tempo para se adaptar e sobreviver”, disse Seth Burgess, do MIT.

A nova estimativa da duração desta extinção confronta a teoria de erupções vulcânicas massivas na Sibéria terem derramado substâncias químicas voláteis na atmosfera e oceanos, incluindo o CO2.

Dada a brevidade da extinção, é possível que uma única erupção catastrófica tenha desencadeado um colapso quase instantâneo dos ecossistemas do planeta, segundo investigadores.

A Terra sofreu cinco extinções. A última, há 65 milhões de anos, matou 50% das espécies, incluindo os dinossauros. Esta terá sido alegadamente causada pela queda de um asteróide.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …