3.2 mil milhões: o maior aumento da dívida pública em dois anos

7

André Kosters / Lusa

Mário Centeno

Endividamento público atingiu os 275,8 mil milhões de euros. Certificados de Aforro explicam muito deste aumento registado em Fevereiro.

A dívida pública aumentou no início deste ano e atingiu os 279 mil milhões de euros, em Fevereiro.

A dívida pública é o nível de endividamento das administrações públicas. Engloba as suas responsabilidades face aos restantes sectores residentes da economia e do resto do mundo.

Esta é a primeira subida desde Setembro do ano passado, sublinha nesta segunda-feira o portal Eco.

Aliás, mais do que ter subido pela primeira vez em quatro meses, este aumento de 3,2 mil milhões de euros foi a maior subida nos últimos dois anos.

Os certificados de aforro são um factor principal para este recorde desde 2021.

Como se lê na nota do Banco de Portugal: “Esta evolução refletiu o aumento das responsabilidades em depósitos (1,7 mil milhões de euros), com as emissões de certificados de aforro a ascenderem a 2,6 mil milhões de euros”.

“Adicionalmente, observaram-se emissões líquidas de títulos de dívida (1.3 mil milhões de euros) e o aumento dos empréstimos obtidos (100 milhões euros)”.

O Banco de Portugal acrescenta que os depósitos das administrações públicas aumentaram 4,2 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública subiu 1,0 mil milhões de euros, para 258,1 mil milhões de euros.

No fim de 2022, o rácio da dívida pública desceu para 113,9% do Produto Interno Bruto – uma queda de 11,5% pontos percentuais em relação ao final de 2021.

ZAP //

7 Comments

    • é como a TAP ter dado Lucro, quando formos a ver estão a pedir mais Milhões, e ainda há quem acredite no Indiano

      • Ter lucro não significa ter tesouraria.
        O lucro é um conceito económico, não financeiro.
        Imagine que você vende um produto por 100 e que este custou-lhe 90. Teve um lucro de 10. Mas, enquanto não lhe pagarem a venda você tem tesouraria 0 ( zero).

      • Sim, mas a TAP não te vende a credito, pagas o bilhete com antecedência.
        Logo mesmo em prejuízo deveria de ter liquidez … sendo que ja cobrou viagens que so ira fazer ao fim de alguns meses.

    • Se há défice a dívida em termos absolutos só pode subir.
      Quando se diz que a dívida baixou é em percentagem do PIB, e isso é verdade. Já foi de mais de 130% e agora está em 113,9% ( final de 2022).

  1. Com um bocadinho de jeito podemos ficar aos níveis de 2010. Perto da bancarrota. Cantando e rindo, alguém nos tem andado a enganar. É só ilusões, puro marketing político.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.