“Maior aceleração” da covid-19. Europa com metade dos novos casos no mundo

unisgeneva / Flickr

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde disse esta quarta-feira que houve uma “maior aceleração” na disseminação da doença covid-19 na Europa, responsável por cerca de metade dos novos casos registados no mundo na última semana.

No seu relatório semanal a agência de saúde da Organização das Nações Unidas adianta que os países europeus registaram um aumento de 46% nas mortes em comparação com a semana anterior. Embora as mortes também tenham aumentado no continente americano, a taxa de aumento foi de apenas 2%.

Na Europa, França, Itália e Reino Unido relataram o maior número de novos casos, enquanto Andorra, a República Checa e a Bélgica relataram a maior taxa per capita.

Os números ligados à pandemia de covid-19 em França voltam a subir nas últimas 24 horas com 4.080 pessoas hospitalizadas nos cuidados intensivos, com o país a registar 540 novos pacientes graves nas últimas 24 horas, segundo as autoridades francesas.

O ministro da Saúde, Olivier Véran, já veio assegurar que até ao final da semana o número de camas nos cuidados intensivos vai ser aumentado até 7.000 de modo a fazer face ao aumento de pacientes em estado grave que têm chegado aos hospitais.

França possui entre 5.000 e 6.000 camas nos cuidados intensivos, um número já reforçado durante a primeira vaga da pandemia. Na região parisiense, 92% das camas de cuidados intensivos já estão ocupadas com pacientes infetados pelo vírus.

No total, há 27.511 pessoas em França hospitalizadas devido à covid-19.

Já o Reino Unido registou 492 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde meados de maio, e 25.177 novas infeções, informou o ministério.

Na terça-feira tinham sido registadas 397 mortes e 20.018 novos casos, mas os números do início da semana são frequentemente mais altos porque incluem dados do fim de semana. Nos últimos sete dias registaram-se 2.067 mortes, uma média de 295 por dia, mais 36% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 1.099.059 contágios confirmados e de a 47.742 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.