Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

1

John G. Mabanglo / EPA

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 milhões de euros.

O atleta de apenas 24 anos é considerado um dos melhores jogadores da atualidade e conseguiu, este ano, levar a sua equipa à vitória do Super Bowl, 50 anos depois.

Nenhum jogador da NFL, a principal liga de futebol americano dos EUA, tinha assinado um contrato válido por mais de cinco temporadas. O maior contrato da história do desporto pertencia a Mike Trout, jogador de basebol dos Los Angeles Angels, que assinou um contrato de 12 temporadas por 378 milhões de euros.

Se os Chiefs não cumprirem com alguma das cláusulas, Mahone pode sair sem ter indemnizar. E há ainda uma cláusula que o impede de ser trocado para outra equipa, escreve o jornal Record.

O contrato parece ser de sonho, mas alguns especialistas questionam se a duração do acordo pode acabar por funcionar contra o jogador. A Sports Illustrated escreve que Mahomes não terá garantido o poder de renegociar o contrato antes do fim do prazo de dez anos, como é habitual em vínculos de longa duração como este.

Além disso, não tem contrato indexado aos valores de mercado dos quarterbacks, correndo o risco que o seu vencimento acabe por ser ultrapassado pelos outros jogadores no futuro.

Conseguir a totalidade dos 446 milhões de euros depende do cumprimento de alguns objetivos, como por exemplo levar os Chiefs à final da competição. Ainda assim, pelo menos 422 milhões de euros são garantidos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.