Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

(dr) Andreas Schilling / UZH

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa.

Para um frigorífico funcionar, é crucial que haja eletricidade por perto – mas esta pode não ser uma condição no futuro. Recentemente, uma equipa de físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, construiu um dispositivo que funciona como um circuito de oscilação térmica, um sistema que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa.

Este processo parece contradizer as leis fundamentais da Física, nomeadamente a Segunda Lei da Termodinâmica, que afirma que a entropia de um sistema natural fechado deve aumentar com o tempo – ou, de uma forma mais simplificada, que o calor irá fluir por si só de um objeto mais quente para um mais frio, e não o contrário.

A equipa conseguiu arrefecer um pedaço de cobre de nova gramas, de mais de 100°C para um nível significativamente abaixo da temperatura ambiente, sem qualquer fonte de alimentação externa. “Teoricamente, este dispositivo pode transformar água a ferver em gelo sem usar qualquer energia”, afirma o físico Andreas Schilling.

Para conseguir este impressionante feito, a equipa usou um elemento Peltier, um componente capaz d transformar correntes elétricas em diferenças de temperatura comummente usado, por exemplo, para arrefecer mini-bares em quartos de hotel. Foi assim que os cientistas conseguiram reduzir a temperatura da peça de cobre em cerca de 2ºC em relação à temperatura ambiente de 22ºC.

Este avanço pode não ser o suficiente para desenvolver frigoríficos que não precisam de energia elétrica. No entanto, os cientistas argumentam que isso se deveu ao facto de o elemento de Peltier usado ter sido comprado no comércio. Elementos ideais podem atingir temperaturas de dezenas de graus abaixo de zero.

Segundo Schilling, seria possível, em teoria, obter um arrefecimento de até -47°C, nas mesmas condições, se o elemento “ideal” de Peltier – ainda a ser inventado – pudesse ser usado numa experiência semelhante.

Outro fator que deixa as aplicações em larga escala desta técnica ainda distantes no futuro é o facto de a configuração atual requerer o uso de indutores (bobinas) supercondutores para minimizar as perdas elétricas. Contudo, estes entraves não parecem desanimar a equipa, que está surpreendida com o sucesso da sua experiência.

“Com esta tecnologia muito simples, grandes quantidades de materiais sólidos, líquidos ou gasosos podem ser arrefecidos a uma temperatura abaixo da temperatura ambiente sem nenhum consumo de energia. À primeira vista, as experiências parecem ser uma espécie de magia termodinâmica, desafiando as perceções tradicionais do fluxo de calor”, resumiu Schilling.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas o elemento Peltier tambem precisa de energia electrica….. E para isso ” é crucial que haja eletricidade por perto”

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …