/

Mãe cega vê filho recém-nascido graças a óculos especiais

(cv) YouTube

Uma mulher canadiana, considerada legalmente cega, viu o seu filho recém-nascido, pela primeira vez, graças a uns óculos de alta tecnologia.

Kathy Beitz, de 29 anos, foi diagnosticada com a doença de Stargardt, uma condição genética que provoca a degeneração da mácula, quando tinha apenas 11 anos de idade. Ela tem alguma visão periférica, mas é considerada legalmente cega.

Algumas semanas depois de o seu filho Aksel nascer, esta mulher de Guelph, Ontário, pôde vê-lo, pela primeira vez, graças a uns óculos desenvolvidos pela empresa canadiana eSight. Foi a irmã de Kathy, Yvonne Felix, que também sofre da doença de Stargardt e que trabalha na empresa que lançou estes óculos especiais, quem divulgou no YouTube o vídeo com esse momento único.

“Pude ver que ele tem os pés e os dedos do meu marido e pude ver que tem os meus lábios”, desabafa comovida esta mãe, citada pela CBC canadiana, que divulga a história.

Estes óculos estão apetrechados com uma câmara de vídeo e as imagens captadas são melhoradas e projectadas em ecrãs de alta definição situados nas lentes. O aparelho permite ajustar o contraste, a luz e a sombra das imagens, mas não pode ajudar os cegos totais. É preciso que os seus utilizadores tenham um mínimo de visão, como é o caso de Kathy Beitz.

Lançado em 2013, este produto de alta tecnologia custa 15 mil dólares canadianos (mais de 10 mil euros), um valor considerável que leva a empresa que os criou a promover campanhas de recolha de fundos e a tentar que o Serviço Nacional de Saúde canadiano os financie.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.