Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa fonte da PSP.

Segundo fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, durante a tarde, os serviços de pediatria do Hospital Amadora-Sintra contactaram a esquadra do Cacém, relatando que uma mulher se encontrava no local alegando ser a mãe do bebé que foi deixado pelas 23:00 de terça-feira junto ao Centro Social Baptista.

A mesma fonte acrescentou que, de imediato, foram acionadas as equipas de investigação criminal de Sintra da PSP, que transportaram a mulher para a esquadra do Cacém.

“Contactado o Ministério Público e efetuadas algumas diligências, foi decretado o termo de identidade e residência à arguida”, indicou a fonte.

Na quarta-feira, fonte da PSP adiantou à Lusa que foram os funcionários do Centro Social que deram o alerta às autoridades depois de ouvirem o recém-nascido, do sexo masculino, chorar à sua porta.

O recém-nascido foi encontrado numa alcofa à porta de uma igreja na noite de terça-feira. A criança estava bem tratada e tinha junto a ela uma carta que pede ajuda e que justifica o abandono com “muitas dificuldades”. “A minha mãe ama-me muito, a ponto de me entregar para outra família com melhores condições para me adoptar”, realçava a nota.

“Por favor, não julguem a minha mãe, ela só está a evitar que eu sofra junto com ela”, escreve ainda o autor da missiva. “Estamos a passar muitas dificuldades, por isso ela tomou essa difícil decisão”, acrescentava a carta que acompanhava o recém-nascido.

A criança, com apenas alguns dias de vida, foi encontrada junto do Centro Social Baptista do Cacém, “numa cesta devidamente agasalhada, com a temperatura corporal ainda normal”, explicou na altura ao DN o comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Francisco Rosado.

De acordo comuma fonte da PSP, o bebé “estava bem de saúde”, mas foi transportado para o Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, tendo sido contactada a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) e a Santa Casa da Misericórdia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bazuca europeia "não é suficiente". Economista francês defende rendimento mínimo de 120 mil euros para jovens

O economista francês Thomas Piketty considera que a "bazuca" da União Europeia (UE) "não é suficiente" para recuperar da crise pandémica, sobretudo para reduzir as desigualdades económicas. Nesse sentido, defende impostos mais elevados sobre os …

EUA querem abrigar submarinos nucleares numa caverna na Noruega. Região teme reação da Rússia

Uma antiga base naval do Ártico da época da Guerra Fria nos arredores de Tromso, na Noruega, pode em breve hospedar submarinos nucleares dos Estados Unidos. De acordo com a Norwegian State Broadcasting Corporation, a base …

"É bom que hoje haja avanços". Esquerda vai a São Bento procurar um acordo

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se esta terça-feira, em São Bento, com o Bloco de Esquerda, PCP e PAN para procurar um acordo para a viabilização da proposta do Governo de Orçamento do Estado para …

"Pior que uma bomba relógio". Moratórias podem implodir setor bancário

As moratórias no crédito bancário, criadas em Março pelo Governo como resposta à crise pandémica, são "pior do que uma bomba relógio", acreditam especialistas que alertam que, mais tarde ou mais cedo, vão ter consequências …

Portugal pode enfrentar novo pico de covid-19 em novembro

Se Portugal continuar a seguir o atual modelo, pode enfrentar um novo pico de covid-19 já em meados de novembro, alerta um especialista em Saúde Pública. O número de casos diários de covid-19 continua a aumentar …

Gedson pode voltar ao Benfica já em janeiro (mas não por muito tempo)

Sem tempo de jogo no Tottenham, Gedson Fernandes pode regressar prematuramente do empréstimo, apenas para ser novamente cedido a outro clube. Gedson Fernandes pode regressar do empréstimo ao Tottenham mais cedo do que era previsto, voltando …

Regras dos debates mudam. Trump e Biden vão confrontar-se com microfones desligados

A comissão de debates presidenciais (CDP) dos Estados Unidos anunciou esta segunda-feira que os microfones de Donald Trump e Joe Biden estarão desligados quando estes não estiverem a responder a perguntas. De acordo com o jornal …

Messi e companhia podem rescindir contrato se não aceitarem redução salarial

Os jogadores da equipa principal do FC Barcelona podem rescindir contrato caso não aceitem a redução salarial que Josep Maria Bartomeu quer impor. A pandemia de covid-19 continua a fazer estragos no futebol, com vários clubes …

Portugal tem um dos défices mais baixos da Zona Euro em 2021 (mas Leão não nega orçamento retificativo)

O Governo volta a reunir com BE, PCP e PAN na tentativa de conseguir um consenso para o OE2021, após ter sido criticado pelos partidos por sendo por não ir longe o suficiente. No entanto, …

Ministério da Educação quer manter escolas abertas apesar do aumento de casos

Numa altura em que se assiste a um aumento das medidas restritivas para combate à covid-19 na Europa e que, em Portugal, se começa a equacionar formas de reduzir o aumento de novos casos de …