/

Maduro diz que um por um, os 33 juízes nomeados pelo Parlamento vão ser presos

23

chavezcandanga / Flickr

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou neste domingo que os 33 magistrados nomeados na sexta-feira pelo Parlamento para substituir os juízes do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), considerados “ilegítimos” pelo órgão, serão presos “um a um” e terão os bens e contas bancárias congelados.

“Estes que foram nomeados, usurpadores que andam por aí, todos serão presos, um a um, um atrás do outro. Todos vão ser presos e todos terão congelados os bens, as contas e tudo mais, e ninguém vai defendê-los”, afirmou Maduro durante o seu programa semanal na televisão pública.

Um destes magistrados, Ángel Zerpa, foi já detido no sábado por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), em operação que foi qualificada como “terrorismo de Estado” pelo Parlamento, onde a oposição tem maioria qualificada, e que acusou os juízes em exercício do TSJ de serem o braço judiciário do governo.

“Agora estão a cometer o erro garrafal de criar um Estado paralelo, que é uma estupidez, uma coisa de garotos, de adolescentes políticos”, acrescentou Maduro em alusão às nomeações do Parlamento.

A oposição venezuelana aprovou na sexta-feira as designações de novos magistrados semanas depois de a procuradora-geral, Luisa Ortega, ter impugnado sem sucesso as nomeações de 33 juízes que agora ocupam as cadeiras do Supremo por supostas irregularidades no seu processo de eleição.

Os juízes em exercício foram designados pelo Parlamento chavista, num processo relâmpago concluído em poucos dias, logo após a vitória opositora nas eleições legislativas de 2015 e antes que a nova maioria tomasse posse na Câmara.

Com a tentativa de substituir estes magistrados, a oposição procura “restabelecer a constitucionalidade” no país, comprometida, segundo os críticos do governo, devido a várias sentenças do TSJ que puniam o Parlamento.

Após o Parlamento escolher os 33 juízes paralelos, os magistrados em exercício do Supremo emitiram um pronunciamento no qual advertiam que os recém-nomeados estavam a incorrer em “crimes de traição à pátria”. A declaração do Supremo também pedia “medidas de coerção” contra todos os que participaram dos supostos delitos.

// EFE

23 Comments

    • isso naoooo…. é melhor que fuja para cuba, ou bolivia ou equador ou ate para o uruguai num petroleiro ou a ´pe…kkkk senao a esquerda raivosa vai fazer mais um martir das amplas liberdades, e nunca mais vai deixar de escrever e encher as paginas dos jornais com o assunto….transformando oa defensores da liberdade e da democracia em algozes…..

    • Deus e o diabo te oiçam…… e que seja arrastado pelas ruas até nem um cabelo restar… e todos o que o suportam que vão servir de carburante para aquecer o inferno. O Trump devia mandar um “tomahauk” para ele fumar… só assim não serviria para os comunistóides o adorarem… Espero que ele pague o mal que fez aos outros…..

  1. Todos os bigodes do passado que procuraram imperar deram-se mal. Agora temos este e o Erdogan. Será o problema dos bigodes? Se sim, proíbam-se!

  2. Tendo eu ideais de esquerda, tenho vergonha deste e outros imbecis que lhe dão mau nome, e vergonha de parte da esquerda do meu país que acha que democracia é muito bonita cá, mas lá fora já pode ser de outra maneira, basta ser pc quaquer coisa. Hipócritas!

    • Há ideais e há a prática.
      A prática sempre serviu os sedentos de poder e, esses, não vão desaparecer sem um trambolhao colossal neste planeta. Pouco ou nada interessam os ideais se não houver como correr com um prepotente e seus aproveitadores e cães-de-fila “a bem”. As forças armadas e afins são sempre quem tem de “virar”. Se não viram, pouco há a fazer a não ser morrer pela causa.

    • Eu tenho alguma dificuldade em enumerar políticos de esquerda, defensores (à sua maneira) dos direitos dos trabalhadores (na prática só os prejudicam), que não sejam verdadeiros artistas de circo. A começar na dupla Lula-Dilma, passando pelo Maduro e tantos outros parasitas. Agora de direita conheço um que foi como veio, sem nada… e a cair de uma cadeira velha.

      • Ainda bem que esse “santinho” não se sentou numa boa cadeira de Paços de Ferreira e foi com o car…. Querer deitar abaixo políticos maus com iguais ou piores. Eu não tenho problemas em ver o mal na minha casa e criticá-lo, ao contrário de muita gente.

    • ideais de esquerda????? desculpa a pergunta…mas esses ideais.. sao exatamente o que? que todos sejam iguais ? ou que todos tenham as mesmas oportunidades?
      sera que a esquerda desde que é esquerda… ja deu oportunidades a nao ser aqueles que tem o cartao do partido ou sao simplesmente veiculos de propaganda ?
      é que os ideias de esquerda desde que a esquerda e esquerda..é usurpar o poder instalar se no poder a qualquer preço e exercer o poder tal e qual este maduro faz… nao se iluda.. os ideais que tera sao os mesmos das pessoas de bem que querem o melhor dos mundos para todos.liberdade, democracia, paz justiça, trabalho, nao sao ideias de esquerda.. sao ideias humanos. fique bem e nao confunda,ideias de esquerda é querer o aborto, a eutanasia, a mudança de sexo, a liberalizaçao dos drogas, o divorcio simples sem proteçao para o lado mais fraco,

      • Já que quer ser “tão rigoroso”, são ideais humanistas e não humanos! E parte deles são os da esquerda. O problema é que na política, religião, etc, na ideologia de algo em geral acaba por se querer impor determinadas coisas que não fazem parte da sua boa base fundadora, porque o poder e os interesses individuais corrompem. E a origem disso muitas vezes também é ser-se conservador, principalmente de costumes, que tenta impor a nossa visão do que é correcto aos outros. Isso nota-se na última parte do seu texto, o que lhe interessa que alguém mude de sexo ou pratique um aborto e em que é que isso o prejudica directa ou indirectamente?! Divórcio simples sem protecção da parte mais fraca?! Claro que há protecção e é mais simples o processo, mas quê, deveria-se manter um casamento infeliz toda à vida, é?!

      • agradeço a sua resposta e claro que percebo a sua confusao. mas deixe me dizer lhe que antes de haver esquerda ja havia humanidade e humanismo ha muitos milhares de anos…nao vou enumerar actos de humanismo antes da esquerda aparecer no mapa da politiqueice mundial. quanto ao conservadorismo..ele nota se em todas as sociedades que pertendem manter um certo statos.. veja por exemplo em cuba…onde os ideais da esquerda pelos vistos sao idolatrados por si… ja viu quao conservadores sao? ainda nao deixaram de usar a figura do che para enganar as massas e exportaram esse conservadorismo marxista para todo o mundo…. em relaçao ao divorcio nao sou apologista da infelicidade mutua, mas tb nao sou apologista do ideal marxista da dissoluçao da familia por da ca aquela palha…enfim repito, os ideias da esquerda sao: obter o poder a qualquer custo, dissolver a sociedade a que chamam conservadora, e preverter todos os costumes e ideias que regem a convivencia pacifica entre as pessoas. se isso e o seu ideal…. lamento. jamais seria de esquerda, mas claro que defendo todos os valores humanistas . ja agora sera que chama humanistas ao aborto a eutanasia a legalizaçao das drogas a mudança de sexo por meios artificiais? bem espero que nao considere estes casos de humanistas….que queira ser de esquerda por razoes que nao me interessam é uma coisa… que diga que é de esquerda porque defende ideias humanistas….nao se iluda por favor….olhe a sua volta e veja o que a esquerda tem representado em todo o mundo.

      • Em nenhum lado eu dei a ideia de idolatrar ideais conservadores ou ditatoriais de esquerda, sou moderado e não tenho problema em criticá-los, ao contrário do PCP. Tudo o q tenha conservador ou ditadura no nome não presta.

      • ah entendi…e uma questao de clubite… preferes qual cor? amarelo preto azul ou cor de rosa? eu sei que nao disse que idolatra isto ou aquilo , nao entendeu o que escrevi……apenas fiz um pequeno historial dos ideais que voce diz admirar.enumerei os ideais da esquerda..se nao sao esses…..diga quais sao?

      • Já deu para ver ver quem é realmete faccioso e portante não carece de mais resposta, tenho mais que fazer…

      • normalmente dialogos com gente que so acha que os seus ideais e que estao certos acaba assim…kkkk inicio das ditaduras sejam elas mascaradas de ideais ou de fantasmas…. afinal nao e capaz de enumerar nenhum ideal de esquerda que nao sejam os que referi…e pena… tem mais que fazer? eu tambem tenho… mas gosto de esclarecer e ser esclarecido.

    • Ideais de esquerda?!!! Então explica: como é possível distribuir riqueza sem a produzir?!!! Esquerda nunca produziu, nem produz nem nunca produzirá!… Isso são factos e confirmado pela história!!!! As únicas coisas que produz, são bolotas para caçar os porcos…..

      • Sim a direita produz muito, mas só para alguns e à custa de muitos. Já a esquerda produz bolotas para uns porcos em específico…

  3. talvez o socrates ..e outros por ai, queiram fazer um baixo assinado a defender a lei e a justiça na venezuela…. contra aqueles que querem demitir o tao democratico presidente e seus sequazes marxistas.

  4. acabem de uma vez com esse sacana que vive como um milionario enquanto o povo morre á fome. esqueceu os principios pelos quais jurou quando foi eleito presidente mas essa ”besta” já ía com ela tramada. deixa a vida de luxo e vai viver como o povo e no final quero ver a tua reação………continua que vais ter um lindo fim: pelo que já vimos uns acabaram enforcados, outros decapitados, outros envenenados. aí o povo poderá dizer…..somos livres viva a democracia o ditador de papo cheio ja era…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.