Madeira vai usar cães para detetar infetados com covid-19 no aeroporto

O Governo da Madeira vai experimentar cães farejadores para deteção de pessoas infetadas com SARS-CoV-2 no aeroporto, anunciou o presidente do executivo, Miguel Albuquerque.

“Estamos já a trabalhar em cooperação com os tratadores”, apontou o governante, indicando que o projeto está ainda em fase de ensaio.

“Estes cães estão dotados da capacidade de detetar se a pessoa é portadora ou não portadora do vírus”, explicou Miguel Albuquerque à margem da abertura da exposição retrospetiva da obra do fotógrafo madeirense João Pestana (1929-2017), no Museu de Fotografia da Madeira, no Funchal.

Se o projeto for bem-sucedido, o governo regional poderá suspender a obrigatoriedade de apresentação de teste PCR negativo para entrada na região, em vigor desde Julho de 2020.

Miguel Albuquerque reforçou que esta “nova metodologia”, cujo enquadramento legal será revelado mais tarde, tem uma “grande fiabilidade”.

“Já estão a utilizar [cães farejadores] em alguns países”, disse ainda, notando que a Madeira quer fazer “um ensaio piloto que pode resultar”.

Miguel Albuquerque referiu que deverão ser utilizados dois cães.

Madeira com 20 novos casos e 342 infeções ativas

A Madeira registou, nesta terça-feira, 20 novos casos de covid-19, 28 recuperações e 100 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 342, com oito doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos, um foi importado de França e 19 são de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar 8.486 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia.

A Madeira regista também 71 óbitos associados à doença.

Os dados da Direção Regional de Saúde diferem dos apresentados pela Direção-Geral da Saúde que atribui à região autónoma 32 novos casos, num total de 8.715, e 68 mortos.

A pandemia de covid-19 já provocou 16.887 mortes em 824.368 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.