/

Macron pode afastar Costa da Europa

8

Miguel A. Lopes / Lusa

Enrico Letta pode aparecer como “arma secreta” do presidente de França. Tudo para contrariar as ideias de Giorgia Meloni.

António Costa tem aparecido como favorito à presidência do Conselho Europeu, mas a sua eleição não está garantida.

A reunião da semana passada terminou sem consenso, sobretudo com as dúvidas e críticas à direita.

Giorgia Meloni não está a gostar do rumo dos acontecimentos. A primeira-ministra de Itália quer mais poder na escolha (sentiu-se ignorada na reunião), quer mais extrema-direita e mais Itália nos cargos de topo.

No dia dessa reunião, surgiu uma alternativa a Costa, precisamente proveniente de Itália: Enrico Letta.

O nome do antigo primeiro-ministro de Itália foi sugerido por Antonio Tajani, actual ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália – mas nem foi muito destacado na altura.

No entanto, Letta pode ser uma aposta forte de… Emmanuel Macron.

O canal Euronews indica que o italiano é a “arma secreta” do presidente de França para a presidência do Conselho Europeu. Tudo para contrariar as ideias de Meloni (também italiana) para a liderança da Europa.

Apresentar Enrico Letta deve ser “o principal pilar de uma barreira contra a perspectiva da presença institucional da extrema direita“, acrescenta o canal, que também sugere que Letta é um “sucessor lógico” de Charles Michel como presidente do Conselho Europeu.

A estratégia de Macron seria apostar no partido de Letta para a presidência do Conselho Europeu: o Partido Democrático Italiano, de Letta, dominará os eurodeputados do grupo Socialistas e Democratas.

Refira-se que o Emmanuel Macron nem faz parte dos Socialistas e Democratas. O partido de Macron está integrado no Renovar a Europa, os liberais que agora terão menos eurodeputados do que os Conservadores e Reformistas, grupo europeu de Giorgia Meloni.

Curiosamente, António Costa nunca é referido neste artigo do Euronews.

Quem é Enrico Letta?

Liderou o Governo de Itália apenas em 2013 e 2014. Tem agora 57 anos e é responsável pelo estudo do mercado único europeu.

É também presidente do think tank Instituto Jaques Delors, que é a favor da União Europeia.

Iria ser candidato a director do prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris; mas a sua desistência repentina fez antever precisamente que iria ser candidato a um cargo de topo na Europa.

Enrico Letta terá uma relação cordial, de respeito, com Giorgia Meloni, apesar de terem sido rivais internos e de concordarem em quase nada a nível político.

ZAP //

8 Comments

  1. Esperemos que o Costa não consiga o cargo, para o bem dos portugueses e dos europeus.

    Esteve em Portugal uma enormidade de anos e não resolveu qualquer problema fundamental. Por exemplo, o acesso à habitação, que é uma das necessidade básicas de qualquer pessoa, é cada vez mais uma miragem para grande parte dos portugueses.
    Foi ministro de um antigo-primeiro ministro que será, muito provavelmente, um dos maiores ladrões e corruptos de Portugal.
    Percebeu-se que, pelo poder, faz qualquer coisa., mesmo que isso implique sacrificar a honestidade, a legalidade, a justiça, ou a dignidade.
    Está diretamente envolvido em suspeitas de corrupção (e quantos mais casos não haverá…).
    O seu chefe de gabinete tinha dinheiro escondido no escritório.
    Antes da queda do governo PS, a sucessão de casos gravíssimos, muitos envolvendo crime, eram praticamente semanais.
    Afirmou, envergonhando todo o povo português, que as declarações do antigo primeiro-ministro da Holanda eram repugnantes, quando o primeiro-ministro holandês afirmou, e muito bem, que se devia investigar a utilização dos fundos europeus em alguns países.
    É um cínico, um arrogante, um corrupto, um incompetente. Só uma coisa interessa – o poder – girando tudo à volta dessa ambição de poder.

    Resumindo: claramente, não presta para o cargo. Uma cadeia vazia era menos prejudicial do que se estivesse ocupada pelo Costa.

    19
    4
  2. Um politico que se teve de dimitir por terem sido encontrados no seu gabinete ( ou chefe de gabinete ) quase 100 mil euros em notas, que de inicio ninguem sabia explicar a origem, é a pessoa certa para Portugal mandar para a Europa. Assim os europeus podem ver em primeira mão como os politicos funcionam em Portugal impunemente e posteriormente premiados com altos cargos de salarios elevados.

    9
    2
  3. A falta de vergonha tem um nome: António Costa!
    Ele corporiza tudo o que um político não deve ser. Nunca teve espírito de missão. Teve sempre em mira os interesses pessoais e da sua família política. Deixou o país de rastos. Não há um único sector onde se possa elogiar o seu trabalho governativo.
    O tão apregoado superavit foi conseguido à custa da derrocada de pilares fundamentais que balizam o nosso bem-estar como povo.
    Povo esse que é um caso de estudo, pois não se entende como uma parte substancial do mesmo ainda simpatiza com o expoente máximo da hipocrisia de nome António Costa

  4. Que na Europa não liguem nada à vossa ladainha é que vos mói.
    Mas vai ser o escolhido para liderar o Conselho Europeu, disso não tenham dúvidas.
    Se for para lá o Italiano será bem melhor para nós, certamente!
    Os portugueses são assim, está-lhes na massa do sangue: invejosos por natureza.
    Já com o Cristiano Ronaldo é o mesmo: a inveja de muitos portugueses leva-os a preferirem um argentino.
    Mas não há um único argentino que prefira o contrário…

    10
  5. Eu espero bem que o Costa não ponha lá os pedantes. Já tenho uma garrafa de champanhe no frigorífico para a abrir se isso acontecer, António Costa é bem o representante de um político que nunca prestou para nada. Andou sempre nos meandros do Poder, mas não se lhe conhece nada do que tenha feito nestes cerca de 20 anos. Foi ministro da Justiça quando o Sócrates era primeiro, mas a justiça está pior do que naquele tempo. Teve mais funções de ministro. É um oportunista sem raça de vergonha. Fez uma geringonça com os grupellhos da canhota sem ter ganho as eleições. Isso depois do Passos Coelho ter gerido como pode o descalabro deixado por Sócrates em 2011. Deixou o desgoverno de uma forma que ninguém compreende, Havia muitas dezenas de milhares de euros numa gaveta que o seu chefe de gabinete são soube dizer como lá apareceram. Depois de, a pressão a canhota , ter alterado a lei da imigração para deixar entrar toda a fusca, e muito especialmente conterrâneos seus. Muitos profissionais andam a pedir aumentos de ordenado e descongelamento de carreiras há anos, A Saúde está uma lástima, A Justiça idem aspas. E o ensino aspas raspas. O que é que o Povo deve a este fulano? Tem todos os defeitos que um político não deve ter. Oportunista. Manhoso. Não dá ponto sem nó. A sua família e dos seus correligionários foram todos entachados no Desgoverno e empresas públicas. Muito mais teria para escrever mas tenho mais que fazer. Oxalá que o Macron lhe corte as pernas. A Bem da Nação!

  6. Não sei o que viram ( ou veêm) no Costa, se nunca conseguiu fazer nada de jeito em Portugal, o que pensam que vai fazer na Europa???? Só se for para desviar fundos para o nosso País !!!!

    2
    1
  7. O António Costa vai ganhar 30.000.00 Euros , fora ajudas de custas, por mês !!! Mas, alguém pensa que ele tem algum espirito de missão por Portugal ? ?? Nunca teve. Antes de ser 1º ministro, foi ministro do aldrabão, egocêntrico José Sócrates, e, antes, foi presidente da C.M.L. começou na JS a aprender os tentáculos do Poder. Não tem nenhum espírito de servir o seu País, como teve o Passos Coelho, que ninguém tem saudades dele mas, foi um homem que tirou este País da bancarrota e basta olhar-se para ele, o homem está marcado, um caco. O António Costa não fez nada em Portugal ou por Portugal !

  8. Tomem Kompensan esta noite, antes que tenham de ir parar à urgência com o estômago furado. O Toni Chamuças conseguiu o que queria, contra ventos e marés. Pode ser que ajude o falido primo Castelo Branco, como assessor dele, lá nas Bruxelas. Estão bem um para o outro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.