Macron criticado por sermão a ativista idosa ferida em manifestação

Philippe Wojazer / EPA

Uma idosa que participava numa manifestação dos ‘coletes amarelos’ em Nice, onde se encontravam reunidos o presidente francês Emanuel Macron e o homólogo chinês Xi Jinping, ficou magoada com alguma gravidade depois de cair e rachar a cabeça quando a polícia de choque investiu contra os manifestantes. Ao invés de se solidarizar, Macron passou-lhe um sermão.

“Quando uma pessoa é vulnerável e há o risco de ser empurrada, não vai para lugares não autorizados e não se põe neste tipo de situação”, comentou o presidente francês sobre o acidente que ocorreu no sábado e que envolveu a ativista antiglobalização de 73 anos, Geneviève Legay, segundo informou esta quinta-feira o Expresso.

“Essa senhora não estava em contacto com as forças da ordem. Pôs-se deliberadamente numa situação em que foi para uma área reservada e foi apanhada num movimento de pânico. Lamento profundamente, mas temos de respeitar a ordem pública em todo o lado”, acrescentou Macron, fazendo lembrar porque é “tido como arrogante”, lê-se no artigo.

E concluiu: “Desejo-lhe uma recuperação rápida – e talvez alguma sabedoria”.

As críticas de vários quadrantes não tardaram. O líder do partido França de Pé, Nicolas Dupont-Aignan, chamou-lhe desumano e arrogante, enquanto Jean-Luc Mélenchon, líder do França Insubmissa – um partido de extrema-esquerda – disse que Geneviève Legay não precisava das lições de Macron e que este tinha muito a aprender com ela.

A família da ativista, por sua vez, anunciou que tenciona apresentar queixa contra a polícia. O seu advogado, Arié Alimi, lamentou que o presidente francês tenha criticado uma pessoa que se encontra no hospital e que, pelos vistos, “considere que os idosos não podem exprimir as suas convicções na rua”.

Macron, que em tempos chegou a definir a presidência francesa como jupiteriana, tem-se notabilizado por dar conselhos altivos a várias categorias de pessoas, seja um desempregado que o abordou (basta cruzar a rua para arranjar emprego, disse-lhe na altura) até um jovem que o tratou de modo informal, recebendo em troca uma severa reprimenda pública que muita gente considerou exagerada para a circunstância.

De acordo com o Expresso, a iniciativa de promover um “grande debate nacional” pelo país visou em parte contrariar a imagem de distância e superioridade atribuída a Macron, perante a dimensão do movimento dos ‘coletes amarelos’. Mas gestos como o que agora teve em relação a uma mulher idosa relembram os motivos porque essa imagem existe.

TP, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Crucificado por ser honesto e dizer o que pensa. Pelo menos apresenta argumentos lógicos. Ou só se pode ser politicamente incorreto a dizer barbaridades (vide Trump)?

  2. Se o que o Macron disse é exatamente o que está escrito aqui, tenho que dar-lhe meus PARABÉNS. Perfeito!
    Também tenho que repudiar as palavras do Arié Alimi, que “lamentou que o presidente francês tenha criticado uma pessoa que se encontra no hospital e que, pelos vistos, ‘considere que os idosos não podem exprimir as suas convicções na rua'”. Que declaração tola! Não foi isso o que Macron falou. E criticar uma pessoa hospitalizada por um grande erro cometido pode ser uma boa ação.
    Aqui no Brasil também estamos vivenciando um exército de tolos a criticar nosso Presidente Bolsonaro a todo o tempo por qualquer coisinha sem significado, por pura maldade.

  3. Mais nada, quem é que liga as pessoas idosas, deveriam fazer era como cá em Portugal, comer e calar.
    E se não tiver dinheiro para comer que morram a fome mas sem fazer muito barulho porque o barulho faz dores de cabeça. Isto deveria de ser feito uma lei para as pessoas idosas deixarem de ter direitos, neste caso seria perfeito e escusava o Presidente Macron perder tempo a comentar o facto de uma idosa de 73 anos ter ido marrar com os cornos no chão porque a policia estava a libertar espaço, espaço libertado é primordial.

  4. Um conselho que ele deverá seguir à risca com a sua velhota sempre pronta para meter o nariz onde não é chamada! Este também já deu o que tinha a dar!

  5. E fez muito bem!
    Lá por ser idosa, não quer dizer que possa fazer o que lhe apetece e que não tenha que respeitar as regras!

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …