Maçonaria: Grão-mestre acusa vice de traição e demite-o

A pouco tempo das eleições para a Grande Loja Legal de Portugal, Júlio Meirinhos afastou o vice-grão-mestre, José Motta Veiga, acusando-o de querer ocupar o seu lugar e de fazer campanha nas lojas às escondidas.

Vive-se um clima de tensão na Grande Loja Legal de Portugal (GLLP). O socialista e grão-mestre Júlio Meirinhossuspendeu o seu vice-grão-mestre, José Motta Veiga, maçon da Loja Anderson, alegando falta de confiança.

De acordo com a Visão, o desentendimento acontece a pouco tempo das eleições e Motta Veiga será um dos candidatos. Num dos decretos da demissão, Meirinhos acusa-o de fazer campanha eleitoral à revelia, nomeadamente numa loja maçónica no Algarve.

“Há pessoas que são melhores para umas funções do que outras”, disse Júlio Meirinhos à Visão, garantindo porém que esta demissão nada tem a ver com as eleições.

Contudo, o decreto contraria o seu argumento, já que no documento pode ler-se que Motta Veiga andava “em campanha eleitoral” sem que o “período eleitoral estivesse aberto“.

Além disso, consta que, no dia 21 de fevereiro, Motta Veiga convocou uma reunião com o grande secretário, assumindo o cargo de grão-mestre interino, numa altura em que Meirinhos se encontrava fora do país. Motta Veiga terá tomado esta atitude “sem o consultar” e para tentar evitar a publicação do primeiro decreto que previa a sua demissão.

Esta ordem foi contestada internamente tendo causado um clima de tensão dentro da maçonaria. O decreto em causa foi contestado por não respeitar algumas normas.

Por isso, Meirinhos emitiu um segundo decreto, no dia 22 de fevereiro, no qual acusa Motta Veiga “de falta de lealdade” e de ter tentado assumir o papel de grão-mestre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O futuro é liberal", mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias. Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das …

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

Cancela Moura demite-se da concelhia do PSD após derrota em Gaia

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM Cancela Moura à Câmara de Gaia, conquistada no domingo pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou a renúncia ao mandato na concelhia do PSD e vai propor eleições “para dar a …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …