Macarena pode ajudar a salvar vidas (e é a ciência que o diz)

Um estudo recente comprovou que a música “Macarena” tem o beat ideal para uma boa performance de reanimação cardiopulmonar.

O ritmo de 103 batidas por minuto da dança clássica dos anos 90 “Macarena” é a velocidade perfeita para a realização de reanimação cardiopulmonar (CPR). O recente estudo vai ainda mais longe e sustenta que poderia até ajudar a salvar vidas.

“É a música mais famosa da Espanha, e provavelmente uma das mais conhecidas do mundo. A batida do refrão da música é de 103 bpm, um ritmo correto para a execução da taxa de compressão”, afirmou Enrique Carrero Cardenal, da Universidade de Barcelona, ao The Guardian.

Na experiência, realizada por médicos da Universidade de Barcelona, participaram 164 estudantes, divididos em três grupos. O primeiro grupo fazia a reanimação cardiopulmonar às batidas de um metrónomo, o segundo grupo deveria agir ao som da “Macarena” e o terceiro era o grupo de controlo.

Dois minutos depois desde o início da experiência, os especialistas analisaram os resultados dos três grupos. Os estudantes que utilizaram as batidas do metrónomo atingiram o sucesso em 91% dos casos, os que procederam ao som da “Macarena” em 74%. O grupo que não usou qualquer apoio conseguiu “salvar” o doente em apenas 24% dos casos.

Os autores do estudo defendem que, mesmo que o uso do metrónomo tenha demonstrado uma maior eficácia, nem sempre é fácil conseguir este instrumento. Por contraste, toda a gente conhece a música da dupla espanhola Los Del Rio, pelo que o hit dos anos 90 pode mesmo salvar a vida de alguém.

A técnica pode ser um salva-vidas em várias situações, incluindo um ataque cardíaco ou um afogamento. O objetivo é manter o sangue oxigenado a fluir para o cérebro mesmo depois de a respiração ou o batimento cardíaco terem parado.

Os resultados foram apresentados no Congresso Europeu de Anestesiologia 2018, na Dinamarca.

ZAP ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …