Os macacos podem mudar o seu sotaque para comunicar com outras espécies

Todos nós já tentamos alterar o sotaque para que fossemos compreendidos melhor por outras pessoas. Alguns macacos também optam por esta via quando partilham o seu espaço com uma espécie intimamente relacionada.

Os saguis da Amazónia usam assobios longos e agudos para alertar os outros indivíduos da sua presença e impedi-los de chegar perto. “Ninguém quer discutir. Eles gritam um pouco primeiro para se avisarem uns aos outros”, refere Jacob Dunn, da Universidade de Cambridge, explicando que esta é uma forma de “manter a distância entre os grupos”.

Estes primatas têm uma nota que soa pura, enquanto, na maior parte da floresta da Amazónia, os cantos de outras espécies abrangem uma faixa de frequência mais ampla, escreve o New Scientist.



Tainara Sobroza, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia, em Manaus, no Brasil, questionou se os barulhos das diferentes espécies soariam ainda mais semelhantes no recanto de floresta onde se sobrepõem. A sua equipa gravou os macacos em 15 locais que estavam em habitats sobrepostos ou em locais onde vivia apenas uma espécie.

No território partilhado, embora os macacos malhados não tivessem alterado os seus sinais de alerta, os macacos vermelhos alteraram para um som um pouco mais puro, uma diferença que podia ser medida quando os sons eram traduzidos num espectro-grama – uma representação visual do som.

A mudança é apenas observada entre os macacos que vivem em florestas primitivas intocadas, e não em zonas onde as árvores foram anteriormente cortadas e a vegetação em regeneração é menos madura, com menos troncos grossos e, portanto, transmite o som de maneira diferente.

A convergência de vocalizações de animais foi observada anteriormente entre diferentes pássaros que partilham habitats, mas este é o primeiro caso registado em primatas.

O novo estudo foi publicado na revista Behavioral Ecology and Sociobiology a 3 de maio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …