Macacos foram geneticamente modificados com cérebros humanos (e os seus neurónios aumentaram)

Um gene humano injetado nos cérebros dos macacos não apenas os tornou maiores, mas também aumentou a função dos neurónios, tornando os primatas “mais humanos”.

Os cérebros dos macacos são muito menores e mais lisos do que os cérebros humanos pois, durante a evolução, o neocórtex do nosso cérebro “dobrou” para formar a aparência enrugada, permitindo uma área de superfície maior do neocórtex no espaço restrito do crânio humano.

Um gene humano foi injetado nos fetos de sete saguis comuns e esses animais geneticamente modificados mostraram sinais de expansão do cérebro. Além disso, os cérebros dos macacos formaram partes enrugadas, como o que as que são vistas nos cérebros dos humanos, tal como o número de neurónios no neocórtex aumentou drasticamente.

O gene, denominado ARHGAP11B, controla o pensamento, o raciocínio e a linguagem conscientes e, após a injeção no cérebro do macaco, desencadeou o crescimento de mais células-tronco, o que resultou em cérebros maiores.

De acordo com o Daily Mail, estas experiências são “evocativas do filme Planeta dos Macacos, onde os primatas geneticamente modificados travam uma guerra contra a humanidade”.

O laboratório do investigador japonês Hideyuki Okano foi o primeiro a produzir saguis transgénicos com transmissão germinativa (GT).

Isto acontece quando as células-tronco embrionárias contribuem para as células reprodutivas de um mamífero (células germinativas) e são geneticamente passadas para os seus descendentes. No entanto, nesta experiência o GT não foi necessário, pois os fetos de sagui transgénicos não nasceram.

Okano referiu que os sete fetos de sagui estavam todos dentro do útero e foram retirados através de uma cesariana para análise durante a gravidez

Observou-se então que o neocórtex do cérebro do sagui comum “aumentou e a superfície do cérebro dobrou”. Além disso, a equipa também observou um aumento no número de neurónios da camada superior que aumentam com a evolução dos primatas.

O novo teste de injeção no cérebro de macaco revelou que o gene ARHGAP11B tem um grande impacto no desenvolvimento do cérebro e no aumento da funcionalidade.

Este tipo de experiências pode fazer com que os cientistas consigam alcançar novas barreiras tecnológicas e ajudar no tratamento de algumas doenças em humanos. As mesmas tecnologias usadas para “editar genes humanos” também estão a ser usadas em animais, que de acordo com a National Geographic, podem ser aplicadas na proteção de espécies ameaçadas como é o caso do demónio da Tasmânia.

Segundo o Ancient Origins, a edição de genes pode trazer de volta espécies animais já extintas.

De acordo com o bioeticista, R. Alta Charo, “desextinguir” poderia ser bom para ressuscitar características perdidas para a criação comercial, permitindo aos cientistas “misturar ou fazer novas espécies.

A cientista acredita que no futuro os bilionários podem oferecer às suas filhas “unicórnios de verdade” porque, provavelmente, estes vão existir através deste método.

O estudo foi publicado no jornal Science em julho.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

      • Conhecimento é muito bom… cultura geral também.
        Ele refere-se certamente aos macacos , etc… que vivem na India, Japão, China etc etc… quem já viu pelo menos um programa sobre eles na TV sabe isso.
        Em vez de futebol, leia, veja programas úteis.

  1. è das merdas mais parvas que podemos fazer, nós não precisamos destas experiências que só trazem mal ao mundo alterar a natureza mas enfim se eu manda-se…

  2. Unicórnios… lol. Se é isso que os cientistas querem desta tecnologia estamos bem tramados. E quando o unicórnio ou outros animais se transformarem num vector de propagação de mais doenças entre espécies? Estes cientistas não passam de capitalistas a criarem “produtos” vivos sem um propósito no ecosistema. E que tal utilizar a ciência para o bem comum em vez de fantasias económicas?

  3. Provavelmente estamos com um problema a nível mundial, pelo facto de O Homem querer fazer passar-se por Deus.
    Bando de imbecis, sou a favor do progresso e das novas tecnologias, em proveito do bem estar humano, e desde que se mantenha o equilíbrio Homem/Natureza, mas isto ultrapassa todos os limites, inclusive os da ética, e não se encaixa nos padrões que referi, em minha opinião

  4. Tanta coisa onde gastar tempo e dinheiro…
    Tratamento de doenças em humanos e prevenção de extinção de espécies, concordo. “Unicórnios”, OGM, comida transgénica e criação comercial de mutantes para produção alimentar… Livrem-nos deste mal, por favor!

RESPONDER

Portugal com mais 274 mortes e 15.333 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 274 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 15.333 casos de infeção com o novo coronavirus, também um novo máximo …

Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito …

TikTok inspira jovens russos a protestar contra Putin (e a proteger Navalny)

O TikTok está a ser usado como uma ferramenta crucial num apelo à ação contra o Governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a prisão do crítico Alexei Navalny. De acordo com a Newsweek, as …

Silêncio no metro e máscaras artesanais proibidas. França dá tudo para evitar novo confinamento

Face à ameaça de novas variantes do coronavírus que serão mais contagiosas, o Governo francês está a tomar novas medidas para evitar a propagação do vírus, tudo com o intuito de evitar um terceiro confinamento …

Paulo Rangel afasta candidatura à Câmara do Porto (e deixa Rio com "batata quente" nas mãos)

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel não será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano. O Público avança que Paulo Rangel comunicou a sua decisão ao presidente do partido, Rui Rio, durante …

Morreu Larry King, o famoso apresentador de talk-shows

Larry King morreu este sábado. O famoso apresentador norte-americano estava infetado com covid-19. A informação foi avançada na conta oficial do célebre jornalista e apresentador de talk-shows. "Com profunda tristeza, a Ora Media divulga a morte …

Liga acusa processo de vacinação de ser anárquico e pretender dividir bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu hoje “transparência e rigor” ao Governo sobre a vacinação contra a covid-19 daquele setor, acusando o processo de ser anárquico e pretender “dividir os próprios bombeiros entre filhos …

Centenas de taxistas cabo-verdianos sobrevivem na ilha do Sal à espera dos turistas

Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das ‘corridas’ diárias que começavam cedo. A vida foi alterada pela covid-19, deixando estes profissionais a tentar …

Navio Ocean Viking salva 374 migrantes em três dias no Mediterrâneo

O navio Ocean Viking, da organização SOS Méditerranée, salvou 374 migrantes no Mediterrâneo nos últimos três dias, incluindo 106 resgatados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje, que estavam intoxicados pela fumaça …

TAP propõe acordo com tripulantes para vigorar até 2024. Sindicato considera-o "extremamente gravoso"

A TAP propôs ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) um acordo de emergência, no âmbito da reestruturação da companhia, que deverá vigorar até final de 2024, com a redução de …