A luz azul reduz a pressão arterial (e é tão eficaz quanto a medicação)

Um novo estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, sugere que a exposição à luz azul é um tratamento não farmacológico eficaz para a hipertensão.

Cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha,levaram a cabo uma experiência que mostrou que a luz azul foi tão efetiva na redução da pressão arterial quanto a própria medicação, o que, por sua vez, diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os participantes do estudo foram expostos a 30 minutos de luz azul no corpo inteiro a, aproximadamente, 450 nanómetros (uma dose comparável à luz solar diária). Depois, num dia diferente, os mesmos participantes foram expostos a uma luz de controlo. A luz azul visível, ao contrário da luz ultravioleta (UV), não é carcinógena.

Para avaliar o impacto do tratamento, a pressão arterial, a rigidez das artérias, a dilatação dos vasos sanguíneos e os níveis de armazenamento de óxido nítrico no plasma sanguíneo dos participantes foram medidos antes, durante e duas horas após a irradiação com as duas luzes.

Perante os resultados, os cientistas descobriram que a exposição à luz azul reduziu significativamente a pressão arterial sistólica dos participantes em quase 8 mmHg, enquanto a luz de controlo não teve qualquer impacto.

Ainda assim, o mais surpreendente é que essa redução é semelhante à observada em ensaios clínicos com medicamentos. O artigo científico foi publicado no Journal of Preventative Cardiology.

Além dos efeitos de diminuição da pressão arterial, a exposição à luz azul melhorou outros marcadores de risco cardiovascular, como a redução da rigidez arterial e aumento do relaxamento dos vasos sanguíneos. Os cientistas também descobriram que a exposição à luz azul aumentou os níveis de óxido nítrico, uma importante molécula de sinalização que protege o sistema cardiovascular.

Os investigadores suspeitam de que a luz azul liberta óxido nítrico da pele para a corrente sanguínea, relaxando os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão sanguínea.

“A exposição à luz azul fornece um método inovador para controlar com precisão a pressão arterial sem medicação. Isto seria particularmente útil para aqueles cuja pressão sanguínea não é facilmente controlada por medicação, como os idosos”, afirmou Christian Heiss, professor de medicina cardiovascular da Universidade de Surrey.

Esta não é, porém, a primeira vez que os cientistas concluem que a luz azul tem um impacto positivo na saúde das pessoas. A iluminação azul já foi associada à melhoria do humor. Aliás, é por esse motivo que milhares de estações de comboios japonesas intalaram luz azul como forma de reduzir as taxas de suicídio.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Há uns anos atrás, a cromoterapia era chamada de “pseudociência” pela indústria mainstream farmacêutica…
    Luz azul, mas não referem que esta luz apenas beneficia se for LED.
    Então agora vejam os benefícios da luz LED vermelha, entre 630 e 660nm.

    • e a pergunta que se poe é : que estudos clinicos tinham os artistas da cromoterapia para concluirem seja o que for ?

      Como a acupultura…. foram 2 chineses de bigode ha 2 mil anos que de repente descobriram a verdade da medicina…

      • O teu comentário transborda de ignorância.
        Tenta saber primeiro, depois é que podes argumentar.
        Enfim… Nem vou gastar o meu latim sem necessidade.

    • Não usem a terapia da luz à parva, tudo com peso e medida, não se pode exceder determinado tempo de exposição. Pesquisem bem primeiro antes de usar qualquer tipo de terapia da luz.
      Terapêutica com cores de luz LED onde cada cor é adequada a diferentes tipos de tratamento, consoante como e o que se quer tratar.
      https://www.jerrywills.com/build-light-device

    • É recomendável ir ao Estádio do Dragão de 15 em 15 dias. Este estudo apenas vem reforçar a ideia que no FC PORTO não há hipertensos.

  2. Para o “Rodem isso”
    Apesar de a minha côr ser mais avermelhada, tenho que reconhecer que estiveste bem…
    Um pouco de humor faz bem a toda a gente, seja ele azul, vermelho ou côr de burro quando foje.

    • Mais um pouco de humor, o ditado é “corre de burro quando foge”, a cor do burro não muda quando está calmo ou quando foge, a agressividade é que se altera.

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …