A luz azul reduz a pressão arterial (e é tão eficaz quanto a medicação)

Um novo estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, sugere que a exposição à luz azul é um tratamento não farmacológico eficaz para a hipertensão.

Cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha,levaram a cabo uma experiência que mostrou que a luz azul foi tão efetiva na redução da pressão arterial quanto a própria medicação, o que, por sua vez, diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os participantes do estudo foram expostos a 30 minutos de luz azul no corpo inteiro a, aproximadamente, 450 nanómetros (uma dose comparável à luz solar diária). Depois, num dia diferente, os mesmos participantes foram expostos a uma luz de controlo. A luz azul visível, ao contrário da luz ultravioleta (UV), não é carcinógena.

Para avaliar o impacto do tratamento, a pressão arterial, a rigidez das artérias, a dilatação dos vasos sanguíneos e os níveis de armazenamento de óxido nítrico no plasma sanguíneo dos participantes foram medidos antes, durante e duas horas após a irradiação com as duas luzes.

Perante os resultados, os cientistas descobriram que a exposição à luz azul reduziu significativamente a pressão arterial sistólica dos participantes em quase 8 mmHg, enquanto a luz de controlo não teve qualquer impacto.

Ainda assim, o mais surpreendente é que essa redução é semelhante à observada em ensaios clínicos com medicamentos. O artigo científico foi publicado no Journal of Preventative Cardiology.

Além dos efeitos de diminuição da pressão arterial, a exposição à luz azul melhorou outros marcadores de risco cardiovascular, como a redução da rigidez arterial e aumento do relaxamento dos vasos sanguíneos. Os cientistas também descobriram que a exposição à luz azul aumentou os níveis de óxido nítrico, uma importante molécula de sinalização que protege o sistema cardiovascular.

Os investigadores suspeitam de que a luz azul liberta óxido nítrico da pele para a corrente sanguínea, relaxando os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão sanguínea.

“A exposição à luz azul fornece um método inovador para controlar com precisão a pressão arterial sem medicação. Isto seria particularmente útil para aqueles cuja pressão sanguínea não é facilmente controlada por medicação, como os idosos”, afirmou Christian Heiss, professor de medicina cardiovascular da Universidade de Surrey.

Esta não é, porém, a primeira vez que os cientistas concluem que a luz azul tem um impacto positivo na saúde das pessoas. A iluminação azul já foi associada à melhoria do humor. Aliás, é por esse motivo que milhares de estações de comboios japonesas intalaram luz azul como forma de reduzir as taxas de suicídio.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Há uns anos atrás, a cromoterapia era chamada de “pseudociência” pela indústria mainstream farmacêutica…
    Luz azul, mas não referem que esta luz apenas beneficia se for LED.
    Então agora vejam os benefícios da luz LED vermelha, entre 630 e 660nm.

    • e a pergunta que se poe é : que estudos clinicos tinham os artistas da cromoterapia para concluirem seja o que for ?

      Como a acupultura…. foram 2 chineses de bigode ha 2 mil anos que de repente descobriram a verdade da medicina…

      • O teu comentário transborda de ignorância.
        Tenta saber primeiro, depois é que podes argumentar.
        Enfim… Nem vou gastar o meu latim sem necessidade.

    • Não usem a terapia da luz à parva, tudo com peso e medida, não se pode exceder determinado tempo de exposição. Pesquisem bem primeiro antes de usar qualquer tipo de terapia da luz.
      Terapêutica com cores de luz LED onde cada cor é adequada a diferentes tipos de tratamento, consoante como e o que se quer tratar.
      https://www.jerrywills.com/build-light-device

    • É recomendável ir ao Estádio do Dragão de 15 em 15 dias. Este estudo apenas vem reforçar a ideia que no FC PORTO não há hipertensos.

  2. Para o “Rodem isso”
    Apesar de a minha côr ser mais avermelhada, tenho que reconhecer que estiveste bem…
    Um pouco de humor faz bem a toda a gente, seja ele azul, vermelho ou côr de burro quando foje.

    • Mais um pouco de humor, o ditado é “corre de burro quando foge”, a cor do burro não muda quando está calmo ou quando foge, a agressividade é que se altera.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …