“Tentaram enterrar-me vivo, e eu estou aqui”. Lula garante que o Brasil está de volta

17

Sebastião Moreira / EPA

“É hora de baixar as armas. Armas matam e nós escolhemos a vida”, disse Lula da Silva no seu discurso de vitória, identificando a luta contra a fome como seu objetivo mais urgente.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, foi eleito Presidente brasileiro, com 50,90% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,10%.

“A vida inteira sempre achei que Deus foi muito generoso comigo para permitir que eu saísse de onde saí e chegasse onde cheguei”, começou por dizer Lula da Silva no seu discurso de vitória num hotel em São Paulo. “Tive um processo de ressurreição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui”.

O discurso do novo Presidente brasileiro teve um grande cariz religioso, aludindo ainda à mensagem do Papa Francisco, que orou que o povo brasileiro fique “livre do ódio, da intolerância e da violência”.

Lula prometeu um ponto de viragem no Brasil, sublinhando que o pobres voltarão a “fazer parte do orçamento” e que vai lutar contra o racismo e pela igualdade dos direitos das mulheres no trabalho.

“É hora de refazer os laços de amizade destruídos” porque “a ninguém interessa viver em permanente estado de guerra”, atirou o novo Presidente. “É hora de baixar as armas. Armas matam e nós escolhemos a vida”.

Lula da Silva disse que percebeu que “o mundo sente saudade do Brasil”, mas garantiu que agora “o Brasil está de volta” e que “é grande demais para ser relegado a este triste papel de pária”.

“Vamos reconquistar a credibilidade, a previsibilidade e a estabilidade do país, para que os investidores — nacionais e estrangeiros— retomem a confiança no Brasil”, atirou.

Ainda durante o discurso, Lula da Silva identificou que acabar com a fome é o principal objetivo do seu mandato neste momento.

“O nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez”, vincou o novo líder brasileiro. “Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário”.

O ambiente e a questão da desflorestação da Amazónia não passaram ao lado do discurso de Lula.

“O Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a floresta amazónica. No nosso governo, fomos capazes de reduzir em 80% o desmatamento. Agora, vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazónia”, acrescentou.

Marcelo e outros líderes felicitam Lula

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, e manifestou-se certo de que o seu mandato corresponderá a um período promissor nas relações com Portugal.

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, lê-se numa mensagem publicada no portal oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, em 1 de janeiro de 2023, em Brasília.

O Presidente da Rússia felicitou Lula da Silva e defendeu o desenvolvimento de uma “cooperação construtiva” entre os dois países, disse o Kremlin.

“Por favor, aceite as minhas sinceras felicitações. Os resultados das eleições confirmaram a sua grande autoridade política. Espero que, fazendo esforços conjuntos, asseguremos um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, disse Vladimir Putin, numa mensagem enviada a Lula da Silva, de acordo com a presidência russa.

O Presidente dos EUA também já felicitou Lula da Silva pela sua eleição como Presidente do Brasil. Biden mostrou-se dedicado na “cooperação entre os dois países” nos próximos anos e salientou que estas foram eleições “livres, justas e credíveis”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, congratularam Lula da Silva por ter vencido a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras e afirmaram esperar cooperação nos “desafios globais”.

“Parabéns, Lula da Silva, pela sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansiosa por trabalhar consigo para enfrentar os desafios globais prementes, desde a segurança alimentar ao comércio e às alterações climáticas”, escreveu Ursula von der Leyen, numa reação publicada na rede social Twitter.

Também hoje de manhã, Charles Michel saudou o eleito do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, destacando que “os brasileiros escolheram pela mudança”.

“A UE está empenhada em cooperar nos desafios globais, [como] paz e estabilidade, prosperidade e alterações climáticas, e vamos trabalhar com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve”, adiantou o presidente do Conselho Europeu.

Daniel Costa, ZAP //

17 Comments

  1. Deste embate sobressai a extraordinária performance de Bolsonaro e a vitória por uma unha negra do presidiário, que chegou a causar calafrio entre os seus apaniguados. É uma vitória pífia que vai mergulhar o país na miséria, tipo Argentina, Chile e Venezuela.

    • até parece que os Portugueses têm Moral de Falar, sempre a serem Roubados com casos de Corrupção e votam sempre nos mesmos, o melhor caso é o de Oeiras , mas há mais , todos os dias aparece um novo Politico corrupto e votam Neles

  2. O retrocesso do Brasil começou… A corrupção e a pilhagem vai começar novamente e com total concordância do judiciário. Nosso país está destinado a sofrer nas mãos desse homem.

  3. Ficariam sempre mal com qualquer um. Afinal, o que não compreende Portunhol, também parece ter por hábito comprar casas com dinheiro vivo. Este é gatuno, já não vai surpreender ninguém. Já todos sabemos ao que vai.

    • O problema maior é que entretanto muitos dos afins dessa comandita vieram cá para Portugal e já urdiram por cá as suas teias. E agora não lhes apetece regressar. Antes, em grande parte dos casos, mostram-se desejosos de “criarem pontes”, de modo a poderem ter um pé lá e outro cá.
      Que nos valham todos os santos!!!

  4. Pelos comentarios anteriores verificavas se aqui os comentadoiros 90 por cento são quase todos da Extrema Direita ressabiados como aqui se verifica,mais um Sapo grande que têm que engolir,é aqui em Portugal é no Brasil é na America, estavam todos já com as passagens compradas para ir assistir a posse do Bolsa, juntamente com André ventura, vão antes ter com o Putin já que ele financia toda a Extrema Direita deste mundo, á não se esqueçam que a partir de hoje quem vão ser os novos presidiarios no fim de irem á Justiça, é ele e a familia completa, vão pagar pelo que roubaram e mal que fizeram ao Brasil até pela figura que faziam alguns dos seus apoiantes de armas nas mãos, inclusivamente mulheres,são uma vergonha mais quem os apoia.

    • Desculpa, mas gostaria de fazer uma pequena Correção:
      Putin = Rússia = Esquerda
      Xi = China = Esquerda

      É vergonhoso ver esse discurso pífio que tu fez e não tem sustentação.

      Acordo econômico Brasil = Rússia = foi pra compra de fertilizantes. (Brasil Pagou $$ da Rússia)
      Fertilizantes = usado no agronegócio = terra seca e pobre de elementos no Centro-oeste Brasileiro que é aonde fica a maior parte da agricultura = necessário pra todo o povo e as industrias em geral pra ter comida na Mesa.
      A Cada 5 pratos no Mundo inteiro 1 é de origem do Agro-brasileiro .

      *só foi um adendo, ok.
      Achei o seu discurso : Chato, revoltado e ridículo.
      Tanto que só corrigi 1 parte mentirosa.
      Nem quis ler. E foda-se o que tu pensa. ✌

      • “Putin = Rússia = Esquerda”
        Hahahaaaaa… Putin, o ditador de extrema-direita mais louco do mundo, agora passou a ser de esquerda?!
        F…
        “Xi = China = Esquerda”
        Tu vives em que planeta??

      • Tu e a tua obsessão desesperada por tentar desmentir que a Rússia, China e Coreia do Norte são “comunistas”. Ai que vergonha!
        Infelizmente (para ti) essa tarefa torna-se complicada quando os teus amigos do PZP são os únicos a defender sistematicamente a Rússia (por exemplo, na invasão da Ucrânia), a China e a Coreia do Norte. E Cuba. Será que o PZP agora já não é comunista? Há alguma coisa comunista no mundo (sem ser os teus sonhos húmidos)?

      • Dizer que a Rússia é comunista… é mesmo de quem anda muito distraído. O mesmo é válido para a China. Os dois únicos pontos em comum da China com o comunismo é a de ser um regime ditatorial e o facto do Estado ter um controlo ainda que indireto sobre a atividade económica ( o estado não produz, não é dono das empresas, mas consegue controlar quem são os empresários que podem produzir).
        A pergunta do Eu é válida: em que planeta é que vocês vivem?!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.