Luís Castro campeão na Ucrânia com o Shakhtar Donetsk

O Shakhtar Donetsk sagrou-se, este sábado, campeão da Ucrânia pela 13.ª vez, quarta consecutiva, depois de vencer o Oleksandriya, por 3-2, na 27.ª jornada, quinta da fase de campeão.

Os brasileiros Taison, aos 13 minutos, de grande penalidade, e Tite, aos 60 e 78, fizeram os golos da formação do Shakhtar Donetsk, enquanto Banada, aos 48, e Tretyakov, aos 51 de penálti, marcaram para os forasteiros.

Com este triunfo, a equipa de Luís Castro passou a somar 71 pontos, mais 19 que o Dínamo Kiev, segundo, que já não tem possibilidade de poder alcançar o primeiro lugar.

No Estádio Olímpico de Kiev, a um triunfo do título, o jogo até começou bem para o Shakhtar, que logo aos 13 minutos colocou-se em vantagem, com uma grande penalidade de Taison, mas os festejos ficaram em risco, depois de um arranque de segunda parte desastroso.

O Oleksandriya, quinto classificado da prova, refez a igualdade aos 48, por Banada, e Tretyakov, aos 51, de penálti, voltou a bater o guarda-redes Pyatov e consumou a inesperada reviravolta.

Pouco depois, Castro lançou o avançado Tete na partida e o brasileiro, de apenas 20 anos, acabou por ser determinante no jogo do título. Aos 60, voltou a empatar a partida, com assistência da Taison, e, aos 78, deu a vitória à equipa do técnico português.

Castro sucede assim a Paulo Fonseca, responsável pelos últimos três títulos da formação ucraniana.

“Fomos construindo o nosso caminho de sucesso desde o primeiro dia. Sempre tivemos o objetivo claro da conquista do título, era o nosso primeiro objetivo, e conseguimo-lo hoje”, assinalou o treinador português na conferência de imprensa a seguir ao jogo, citado pelo site Sapo Desporto.

“Quem olhar para a tabela e ver os 16 pontos de avanço, pode pensar que foi fácil. Mas ninguém nos colocou nesta situação. Fomos nós, com o nosso trabalho, a nossa dedicação e a nossa ambição, e com respeito uns pelos outros”, sublinhou ainda.

“Foram muitos os dias a viver em família com o objetivo de chegar ao título, e estamos com um sentimento de dever cumprido. Vemos à nossa volta os nossos adeptos felizes, o nosso staff feliz, a nossa administração, e o nosso presidente, felizes, e também a equipa técnica. E adicionámos mais um título a esta grande instituição”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.