A Lua está a encolher e a rachar e a culpa é da Terra

NASA

O lado oculto da Lua

O encolhimento da Lua é uma certeza científica desde 2010, mas só agora se conseguiu descobrir o que é que explica a forma como este satélite natural da Terra está a rachar e a ganhar fissuras.

Estes sulcos na superfície da Lua são provocados pela contracção que se tem vindo a verificar neste corpo celeste.

O interior da Lua arrefeceu e esta contraiu-se, encolhendo em cerca de 182.8800 metros, conforme dados científicos citados pelo The New York Times.

Mas, em 2010, quando se notou o encolhimento lunar e se detectaram pela primeira vez estas fissuras, numa pesquisa da equipa científica liderada por Thomas R. Watters do Museu Nacional Aeroespacial Smithsonian, nos EUA, não se percebeu que o seu aparecimento respeitava um determinado padrão.

Estes cientistas tiveram como base para a sua investigação imagens recolhidas pela NASA e, na altura, apenas 10% da superfície da Lua tinha sido fotografada.

Os 14 sulcos que então detectaram não deram, assim, muitas informações.

Volvidos cinco anos, a contagem das rachadelas da Lua já vai em mais de 3,200 e a equipa de Thomas R. Watters conseguiu apurar que estas fissuras não são uniformes em toda a superfície lunar, apontando para direcções distintas.

Resultados divulgados pelo jornal destacam que o investigador e os seus pares concluíram que em torno das regiões Equatorial e das Latitudes Médias – as áreas entre os trópicos e as regiões polares – se nota uma predominância de cumes a apontar do norte para o sul, enquanto nos Pólos as fissuras tendem a uma direcção Este-Oeste.

Dados que indiciam que a culpa por estas rachadelas é da Terra e, mais especificamente, da força gravitacional que o nosso planeta exerce sobre a Lua.

As chamadas forças de maré que atraem a Lua geram uma pressão que é suficiente para motivar as quebras lunares dentro do padrão detectado, frisa o citado jornal.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Também é um problema que só já vai durar 3 dias pois segundo os bruxos/as do costume a Terra vai dar o badagaio no dia 28, até lá aproveitem para festejar com bebedeira e sexo até mais não.

  2. Aiiiiii que ja estou a FICARRRR ALUADOOOO.aa ,por isso é que ando todo.a BARALHADO.a, pois ja nem diogo COISA no COISO,õ.õ.iiiiiiiçççççç….
    Vai la vai até a BARRACA CUBATA ja ABANA e desiquilibra ,para os LADOSSS zzzz xarixaaa uiuiui aiais COITADA .OS das GRAVIDAS.OS que vão CU MEÇAR a andar tudo BARRALHADOS.As iiiiiiçççç…..

    a.g.p.

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …