A Lua tem uma cauda longa e quase invisível (e todos os meses dispara um feixe)

A Lua tem uma cauda longa, quase invisível, muito parecida com a de um cometa. A descoberta foi feita no final da década de 1990, mas os cientistas só agora conseguiram entender o motivo.

Como não tem uma atmosfera para a proteger, a Lua é um corpo celeste constantemente sob ataque. Quando vento solar, fotões e meteoros atingem a sua superfície vulcânica, são libertados átomos de sódio (Na) do regolito.

Os fotões do Sol colidem com esses átomos, empurrando-os para longe da nossa estrela e criando, assim, uma estrutura muito semelhante a uma cauda que flui da Lua – ou, como escreveram os cientistas, “uma longa cauda em forma de cometa oposta ao Sol”.

Durante alguns dias a cada mês – quando a Lua nova se move entre a Terra e o Sol – a cauda “espalha-se” no lado voltado para o Sol. A gravidade do nosso planeta comprime essa corrente de sódio, estreitando-a num feixe, invisível a olho nu.

(dr) James O’Donoghue / @PhysicsJ

“Este fenómeno tem uma aplicação prática? Provavelmente não”, esclareceu Jeffrey Baumgardner, principal autor do estudo e investigador do Centro de Física Espacial da Universidade de Boston, nos Estados Unidos ao The New York Times. “Faz a lua parecer um cometa”, disse.

Como a cauda é extremamente difusa, não envia nenhuma partícula de pó de sódio na nossa direção, explica ainda o Interesting Engineering.

Este raio de Lua pode ser observado com câmaras especiais como um ponto no céu crepuscular. Desde que a cauda e o seu feixe foram vistos pela primeira vez, no final da década de 1990, os cientistas questionam-se acerca do mecanismo que controla o seu brilho.

Este novo estudo, publicado no dia 28 de janeiro na Advanced Earth and Space Science, confirmou que 14 anos de observações sugerem que meteoros, nomeadamente os de maiores dimensões e mais rápidos que bombardeiam aleatoriamente a Lua, podem explicar o que controla a sua cintilação.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …

Democratas norte-americanos pedem que Biden negue fundos para a Amazónia devido à atitude de Bolsonaro

A poucos dias de Joe Biden se encontrar com Jair Bolsonaro, o Presidente norte-americano foi instado pelos senadores a condicionar o apoio à redução da desflorestação na Amazónia. Democratas do Senado norte-americano enviaram esta sexta-feira uma …

Raúl Castro abandona liderança do partido comunista de Cuba

A família de Fidel Castro vai abandonar o comando do país. Raúl Castro confirmou que vai deixar o cargo de chefe do partido comunista de Cuba, num congresso do partido que decorreu na sexta-feira, em …