Londres quer proibir fumo em parques e praças famosas

neilalderney123 / Flickr

Coluna de Nelson, no centro da Trafalgar Square, em Londres

Coluna de Nelson, no centro da Trafalgar Square, em Londres

A Comissão de Saúde de Londres recomendou ao presidente da câmara, Boris Johnson, que proíba o fumo nos jardins e praças mais famosos da capital britânica, como Trafalgar Square ou a Praça do Parlamento.

Num relatório da comissão, intitulado “Better Health for London” (“Melhor Saúde para Londres”), afirma-se que 1,2 milhões dos londrinos são fumadores, cerca de 15% da população da capital, e que todos os dias 67 crianças e jovens em idade escolar começam a fumar.

“Como cirurgião oncológico do NHS (serviço nacional de saúde britânico) vejo as consequências terríveis nos fumadores e nas suas famílias. Temos de fazer mais para ajudar as pessoas a deixar de fumar e para desencorajar as crianças de começar”, escreveu o autor do relatório, Ara Warkes Darzi, cirurgião e ex-ministro da Saúde.

Segundo o documento, as autoridades de saúde londrinas estimam que o consumo de tabaco é responsável pela morte prematura de 8.400 pessoas todos os anos e pela hospitalização de 51 mil.

O Reino Unido proibiu o fumo nos locais de trabalho, incluindo bares e restaurantes, em 2007.

Se esta recomendação der origem a nova legislação, Londres tornar-se-á a segunda cidade do mundo a proibir o fumo em espaços ao ar livre, depois de Nova Iorque, em 2011.

No relatório, também se recomenda a proibição de publicidade a fast food num raio de 400 metros em volta das escolas, descontos nos transportes públicos para as pessoas que fazem parte do percurso para o trabalho a pé e medidas para reduzir a poluição do ar.

Bastava sair de perto?

A possibilidade de proibir o fumo nos parques e jardins de Londres foi saudada pela organização antitabagista ASH, mas considerada escandalosa pelo grupo de defesa dos fumadores Forest, que considerou “revoltante” a proposta de proibição do fumo em parques.

“Não há risco nenhum para ninguém a não ser para o fumador. Se não gosta do cheiro, saia de perto”, disse Simon Clark, diretor do grupo.

“O tabaco é um produto legal. Se o Departamento de Saúde não gosta que as pessoas fumem em frente às crianças, deveria convencer o Governo a implementar salas para fumo em cafés e discotecas, e assim os adultos poderão fumar confortavelmente”.

“Só falta também sermos proibidos de fumar nos nossos jardins no caso do fumo chegar aos vizinhos”, disse.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou 100% de acordo se essa decisao for tomada . Fui fumador 35 anos , durante os ultimos 15 anos fumava 3 macos por dia , deixei de fumar ha 22 anos , tendo apenas usado forca de vontade e ajuda de familia e amigos . Assim hoJe sou contra tabagismo mas respeito os fumadores , espero que respeitem o direito reciproco e nao o inverso , ( se nao te sentes bem vai embora ) assim nao me levam a lado nenhum. Se ha pessoas que compreendem os fumadores , eu sou uma delas . Que ha cada vez menos fumadores E UMA VERDADE , ha os que conseguem acabar com o vicio , aqueles que por razoes financeirasnao conseguem comportar pagar os ELEVADOS custos dos cigarros e aqueles que por motivos de saude tiveram que optar pela decisao de parar de fumar ou a morte estar perto e finalmente aqueles que nunca tiveram coragem de continuar entre os vivos ,preferindo a DEVORAR cigarros em cima de cigarros , entregando as suas vidas ao desespero , dor e sofrimento nao so deles propros , assim como de suas proprias familias . Estas decisoes estao a aparecer muito lentamente , mas o mais importante vao acontecendo ; O CERCO ESTA A FECHAR-SE !!!

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …