Arqueólogo aponta nova localização do Jardim do Éden

(CC)

Enquanto alguns cientistas apontam a Mesopotâmia (atualmente o Iraque e o Kuwait) como a eventual localização do Jardim do Éden, há um arqueólogo que sugere que o mítico jardim bíblico esteja num lugar completamente diferente.

Pelas planícies áridas e colinas do Médio Oriente à procura de vestígios de civilizações antigas, uma equipa de arqueólogos deparou-se com o que pode ser a localização do Jardim do Éden, do qual Adão e Eva foram expulsos por Deus.

Tal como recorda o jornal britânico Daily Express, o Livro de Génesis faz referência aos rios Tigre e Eufrates, sugerindo que o jardim bíblico pode estar na topo do Golfo do Pérsico.

Foi esta “pista” que levou os investigadores a uma área conhecida como Gobekli Tepe – localizada no topo de uma colina turca onde há um templo. Quando começaram a escavar o local, os especialistas ficaram “chocados” com o que descobriram, tal como é revelado no documentário da National Geographic “A história de Deus com Morgan Freeman”, de 2017.

“É um sítio arqueológico com 11 mil anos e fica entre os rio Tigre e Eufrates (…) A localização bíblica do Éden – mas chama-se Gobekli Tepe”, afirmou o arqueólogo Lee Clare, da Universidade alemã de Colónia, que liderou a equipa.

“Realizamos uma análise de radio-carbono que nos levam a regressar a 9.400 a.C.”, explicou o especialista ao descrever o conteúdo de uma das áreas mais bem preservadas do local. “Há dois pilares centrais no centro de um edifício oval e na parede adjacente, em intervalos regulares, vemos pilares menores em forma de T”, continuou a descrever.

Georgia / Flickr

Gobekli Tepe, Turquia

O arqueólogo enfatizou ainda a importância das estátuas encontradas no sítio, observando que estas podem representar “os primeiros deuses venerados por pessoas”.

“Bem, a versão da história que termina no Livro de Génesis parece sugerir que o Jardim do Éden está localizado nalgum local na Mesopotâmia. Mas, acredito que Adão tenha tido uma conexão muito especial com Jerusalém”, explicou a arqueóloga Jodi Magness no documentário, que se encontra disponível na plataforma de streaming da Netflix.

“O Jardim do Éden, ou Paraíso, ficou conceptualizado como o localização da presença de Deus. Nos tempos do judaísmo e de Jesus, a presença de Deus estava num templo e, por isso, Jerusalém foi citado como o Éden [naquele tempo]”, completou a arqueóloga da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A cientista acredita ainda que Jesus pode ter sido crucificado no mesmo local em que Adão fora enterrado.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pensava que a habilidade do Adão era tão básica que não conseguiu arranjar melhor para se vestir do que uma parra. Afinal, o gajo foi um excelente escultor e construtor!

RESPONDER

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …