Arqueólogo aponta nova localização do Jardim do Éden

(CC)

Enquanto alguns cientistas apontam a Mesopotâmia (atualmente o Iraque e o Kuwait) como a eventual localização do Jardim do Éden, há um arqueólogo que sugere que o mítico jardim bíblico esteja num lugar completamente diferente.

Pelas planícies áridas e colinas do Médio Oriente à procura de vestígios de civilizações antigas, uma equipa de arqueólogos deparou-se com o que pode ser a localização do Jardim do Éden, do qual Adão e Eva foram expulsos por Deus.

Tal como recorda o jornal britânico Daily Express, o Livro de Génesis faz referência aos rios Tigre e Eufrates, sugerindo que o jardim bíblico pode estar na topo do Golfo do Pérsico.

Foi esta “pista” que levou os investigadores a uma área conhecida como Gobekli Tepe – localizada no topo de uma colina turca onde há um templo. Quando começaram a escavar o local, os especialistas ficaram “chocados” com o que descobriram, tal como é revelado no documentário da National Geographic “A história de Deus com Morgan Freeman”, de 2017.

“É um sítio arqueológico com 11 mil anos e fica entre os rio Tigre e Eufrates (…) A localização bíblica do Éden – mas chama-se Gobekli Tepe”, afirmou o arqueólogo Lee Clare, da Universidade alemã de Colónia, que liderou a equipa.

“Realizamos uma análise de radio-carbono que nos levam a regressar a 9.400 a.C.”, explicou o especialista ao descrever o conteúdo de uma das áreas mais bem preservadas do local. “Há dois pilares centrais no centro de um edifício oval e na parede adjacente, em intervalos regulares, vemos pilares menores em forma de T”, continuou a descrever.

Georgia / Flickr

Gobekli Tepe, Turquia

O arqueólogo enfatizou ainda a importância das estátuas encontradas no sítio, observando que estas podem representar “os primeiros deuses venerados por pessoas”.

“Bem, a versão da história que termina no Livro de Génesis parece sugerir que o Jardim do Éden está localizado nalgum local na Mesopotâmia. Mas, acredito que Adão tenha tido uma conexão muito especial com Jerusalém”, explicou a arqueóloga Jodi Magness no documentário, que se encontra disponível na plataforma de streaming da Netflix.

“O Jardim do Éden, ou Paraíso, ficou conceptualizado como o localização da presença de Deus. Nos tempos do judaísmo e de Jesus, a presença de Deus estava num templo e, por isso, Jerusalém foi citado como o Éden [naquele tempo]”, completou a arqueóloga da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A cientista acredita ainda que Jesus pode ter sido crucificado no mesmo local em que Adão fora enterrado.

ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pensava que a habilidade do Adão era tão básica que não conseguiu arranjar melhor para se vestir do que uma parra. Afinal, o gajo foi um excelente escultor e construtor!

RESPONDER

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …