Os lobos evitam acidentes rodoviários (e tornam as estradas mais seguras)

O novo estudo revela os efeitos ecológicos “em cascata” que resultam da reintrodução de predadores numa paisagem – neste caso, os lobos.

O ecologista Rolf Peterson recorda que, nas suas viagens na estrada da Península Superior de Michigan, se cruzava constantemente com carcaças de veados mortos. No entanto, o cenário mudou quando os lobos cinzentos chegaram à região.

“Quando os lobos se mudaram durante as décadas de 1990 e 2000, as colisões entre veados e veículos diminuíram bastante”, frisa o investigador da Michigan Tech, ao Phys.

Recentemente, outra equipa de cientistas reuniu dados sobre as colisões em estradas e movimentos de lobos no Wisconsin, para quantificar de que forma a chegada dos animais afetou a frequência dos acidentes com automóveis e veados.

Assim, descobriram que a presença dos lobos contribuiu para aquilo que os cientistas chamam de “uma paisagem do medo”.

“Num curto período de tempo, as colisões de veículos com veados caíram cerca de 24%”, referiu Dominic Parker, co-autor do novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Isto acontece porque grande parte da redução dos acidentes se deve a uma resposta comportamental dos veados perante os lobos.

“Quando há um grande predador por perto, isso afeta o modo como a presa se comporta”, explica o especialista. “Os lobos usam características lineares de uma paisagem como corredores de viagens, estradas, oleodutos e leitos de riachos. Os cervos aprendem isso e podem adaptar-se ficando longe“.

Os lobos cinzentos, entre as primeiras espécies protegidas pela Lei de Espécies Ameaçadas em 1973, foram reintroduzidos no Parque Nacional de Yellowstone em 1995. Contudo, em outras regiões dos EUA, esta espécie dispersou naturalmente.

Para além de ajudar a evitar colisões, o novo estudo realça que a presença de lobos também pode contribuir para economizar dinheiro.

Em 2008, um estudo do Departamento de Transportes dos EUA estimou que este tipo de acidentes tem um custo de mais de 8 mil milhões anuais.

Dave Mech, investigador do U.S. Geological Survey em Minnesota, destaca ainda um outro benefício da presença dos lobos: “também remodelam os ecossistemas de muitas maneiras, embora isso seja difícil de medir economicamente”.

Neste sentido, alguns estudos analisaram a receita do turismo gerada por observadores de lobos em Yellowstone, mas esse dinheiro não flui diretamente para as comunidades que vivem ao lado de lobos, lamenta Jennifer Raynor, co-autora do estudo.

Porém, o estudo destaca que os lobos “aumentam a consciência de que os cientistas devem considerar os custos e os benefícios de ter grandes carnívoros na paisagem”, acrescenta Adrian Treves, biólogo da Universidade de Wisconsin.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Menos 24% de acidentes com veados devem corresponder a menos 24% de população de veados, porque os lobos matam veados para comer.
    Ora, se com lobos ou sem lobos, matarem todos os veados, decerto que conseguem menos 100% de acidentes com veados.

RESPONDER

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …