Lobos estão a ser alvejados com bolas de paintball – para seu próprio bem

As autoridades locais de Gelderland, nos Países Baixos, propuseram uma nova forma de proteger a população contra os lobos. Para desencorajar os animais de se aproximarem, os guardas florestais do Parque Nacional Hoge Veluwe serão autorizados a disparar sobre eles com bolas de paintball.

A decisão surgiu após uma publicação no Twitter, amplamente partilhada, na qual se vê um lobo a passear perto de uma família com crianças pequenas. Este comportamento por parte do lobo é bastante distinto do habitual.

A Faunabescherming, uma associação de proteção animal, acusou os dirigentes do parque de alimentar deliberadamente os lobos.

O diretor do Parque Nacional Hoge Veluwe negou as alegações de que os lobos têm sido encorajados a misturar-se com os humanos. Anteriormente, já havia dito à DutchNews que o estatuto de espécie protegida devia ser retirado aos lobos para que pudessem ser usados meios de controle mais diretos.

A ideia de usar armas de paintball foi proposta para assustar os lobos e não para os ferir. Apenas os guardas-florestais serão autorizados a usar as armas e espera-se que isso incentive os lobos a permanecerem a pelo menos 30 metros de distância das pessoas. A tinta das bolas permite verificar os lobos que já foram atingidos.

Os funcionários da Hoge Veluwe também estão preocupados com outras espécies presentes no parque, como é o caso de um tipo de ovelhas selvagens denominadas por muflões. Se estes foram atacados pelos lobos, pode ter um impacto em cadeia sobre outros animais selvagens, incluindo aves, répteis e insetos.

De acordo com uma reportagem publicada em junho de 2022, o número de lobos nos Países Baixos está a aumentar. O jornal De Stentor relatou que 13 crias de lobos nasceram este ano no Parque Nacional Hoge Veluwe.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.