Acabou a história “triste e bizarra” de um campeão mundial

Ronald Wittek/EPA

Lloris vs. Messi na final do Mundial 2022

Os adeptos do Tottenham aplaudiram um guarda-redes que entrou para a história do clube: Hugo Lloris vai jogar pelo Los Angeles FC.

Hugo Lloris é um nome incontornável no futebol francês ao longo dos últimos quase 15 anos. Figura do Nice, depois do Lyon.

Mais do que isso, foi titular na selecção desde o pré-Mundial 2010, capitão durante mais de 10 anos, campeão mundial e vencedor da Liga das Nações. Agora retirado, é o francês com mais jogos pela selecção nacional de futebol.

O guarda-redes foi também uma figura no futebol inglês. Foi dono da baliza do Tottenham durante uma década, foi capitão durante oito anos.

Foi. Já não é. E agora já nem é titular da baliza, e já nem sequer é jogador do Tottenham.

Começando pela perda de titularidade: o ponto de viragem ocorreu no dia 23 de Abril do ano passado. Nesse dia o Tottenham perdeu por 6-1 em Newcastle, num jogo em que já perdia por 5-0 pouco depois dos 20 minutos.

Hugo Lloris saiu ao intervalo dessa partida, já depois de ter ido buscar a bola lá dentro cinco vezes.

Saiu… e nunca mais jogou. Até hoje.

Nunca foi opção para o actual treinador Ange Postecoglou e, por isso, nunca jogou na presente época.

No pré-temporada não participou na digressão asiática para tentar encontrar outro clube; não encontrou.

Ou seja, o francês continuou em Londres (com contrato até ao próximo Verão) mas sabendo que muito provavelmente nunca mais iria jogar até Janeiro – algo que se confirmou.

Passou a ser uma “história triste e bizarra” para Lloris e para o Tottenham, como descrevia o jornal The Guardian.

Só no final de 2023, na semana em que completou 37 anos, é que o guarda-redes encontrou um novo rumo: Los Angeles FC. O clube dos EUA, onde joga Mario González, anunciou a sua contratação neste sábado.

No dia seguinte, ao intervalo do jogo com o Bournemouth, os adeptos do Tottenham despediram-se de Hugo Lloris, com uma pequena homenagem ao campeão mundial. “Aproveitei cada minuto aqui”, reagiu o jogador.

Hugo Lloris despede-se do Tottenham tal como outros grandes jogadores: sem qualquer título pelo clube inglês.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.