Liz Truss nas más graças dos britânicos após congresso do partido conservador britânico

O resultado negativo é especialmente surpreendente por surgir após o congresso do partido conservador, já que a tradição dita um aumento do apoio.

Depois de um primeiro mês de mandato em que beneficiou de tudo menos de calmia, Liz Truss, primeira-ministra britânica, já desceu dez pontos percentuais no índice de popularidade desde a última semana e após o congresso anual do Partido Conservador. No evento, onde marcou presença, Truss insistiu e defendeu os seus planos para ativar o crescimento da economia. “Crescimento, crescimento, crescimento”, afirmou.

No entanto, 64% dos inquiridos numa sondagem do The Observer dizem “desaprovar” o trabalho efetuado pela nova chefe de governo, ao passo que apenas 16% dos inquiridos estão satisfeitos com o trabalho feito. Mais grave: 53% dos eleitores considera que a primeira-ministra deveria renunciar à liderança do partido e apenas 25% defendem a sua continuidade.

Este resultado valeu a Liz Truss o pior resultado registado por um primeiro-ministro numa sondagem feita pelo The Observer, nota o The Guardian. Conseguiu, inclusive, destronar Boris Johnson, que alcançou uma marca notoriamente má durante  o escândalo Partygate, que envolveu festas privadas numa altura em que estas estavam proibidas pelo próprio Governo por colocarem em risco as diretrizes sanitárias.

O resultado negativo é especialmente surpreendente por surgir após o congresso do partido conservador, já que a tradição dita um aumento do apoio após os discursos feitos neste contexto. Trata-se, por isso, de um sinal preocupante, como escreve o Expresso. Simultaneamente, Truss também tem sentido a oposição dos seus próprios ministros, sobretudo no seu plano de cortar impostos aos contribuintes mais ricos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.