Livro revela que o Vaticano está à beira da insolvência

Gianluigi Nuzzi é autor de “Via Crucis”, volume que relata a guerra do papa Francisco contra os dirigentes que comandaram as finanças da Santa Sé antes da sua chegada ao poder. Agora, o novo livro, chamado “Giudizio Universale” (“Juízo Universal”), apresenta os resultados de uma força-tarefa instituída pelo Pontífice para examinar as contas da Igreja.

Um novo livro do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi alega que o Vaticano está à beira da insolvência, avança esta terça-feira a agência EFE. “Não é um exagero. Quem o diz são os próprios assessores do Papa”, afirmou o autor da obra “Giudizio Universale” (“Juízo Universal”).

O novo livro de Gianluigi Nuzzi publica uma parte do relatório escrito pelo Conselho de Economia em maio de 2018, na qual se pode ler que existe uma renovada “preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé” e se considera que se deve informar o Papa Francisco sobre o défice ser “recorrente e estrutural” e que alcançou “níveis preocupantes, com o risco de causar insolvência na ausência de ações urgentes”.

Nuzzi, que também é autor das obras “Vía Crucis” e “Su Santidad”, explicou à EFE que foi criado um “pequeno comité para resolver a situação e salvar o Vaticano em cinco ou seis anos, mas os dados pioraram”.

A Administração do Património da Sede Apostólica (APSA), que gere os bens e propriedades romanos, “em maio/junho de 2019, apresentou pela primeira vez na história, um exercício com dados negativos, com um resultado operacional de menos 27% e um resultado financeiro de menos 67%”, sublinha o autor.

O livro “Giudizio Universale” também se centra na gestão do “Óbolo de San Pedro”, o fundo a que se destinam as doações dos fiéis para obras de caridade, e que é também o protagonista do último escândalo e investigação no Vaticano pela sua utilização irregular.

O autor destaca que as contas deste fundo não se publicam há vários anos devido à sua considerável diminuição e em especial, pela sua utilização. “Antes, dois em cada dez euros iam para os pobres, agora apenas vai um”, disse o jornalista, acrescentando que 58% vai para as despesas do Vaticano. Dos 101 milhões de euros de doações arrecadados em 2006 do Óbolo, em 2018 passaram para 51 milhões.

Ao longo do livro são citados alguns ‘buracos’ nas finanças do Vaticano, como as contas secretas milionárias de cinco cardeais da APSA. O livro também revela “falhas importantes na segurança do Papa”, de acordo com um relatório encomendado em 2014 ao Ministério do Interior de Espanha.

Vaticano nega risco de insolvência

Um dos principais administradores do Vaticano negou o risco de insolvência da Santa Sé, afirmando que as acusações do livro de Gianluigi Nuzzi são “exageradas”, avança a Associated Press.

O arcebispo Nunzio Galantino, presidente do gabinete que administra os bens do Vaticano, disse esta terça-feira ao jornal Avvenire que só é necessária uma “revisão de gastos” para “reduzir os custos”, refere, citado pela AP.

O novo livro de Nuzzi publica uma parte do relatório escrito pelo Conselho de Economia em maio de 2018, no qual se pode ler que existe uma renovada “preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé” e se considera que se deve informar o Papa Francisco sobre o défice ser “recorrente e estrutural” e que alcançou “níveis preocupantes, com o risco de causar insolvência na ausência de ações urgentes”.

// Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Se a empresa que recolhe mais dinheiro no mundo, que tem o maior património imobiliário do mundo, que tem mais benefícios fiscais, que tem a maior insenção de impostos, etc, etc…está à “beira da insolvência”, o melhor acabar com essa máfia parasita de uma vez por todas!!
    Ontem já era tarde…
    Incrivel como a máfia da Igreja consegue sempre surpreendemos pela negativa..
    Viivem vidas cheias de luxos com dinheiro “extorquido” os “distraídos”, não pagam impostos e, mesmo assim, conseguem ir à falência… devem ter poucas contas recheadas na Suiça, devem…
    Deus devia estar mesmo muito distraído quando escolheu os seus representantes na Terra…

    • …é uma pena que se creia em todas as notícias divulgadas com o intuito de criar confusão e negatividade no Mundo. 1.º – O ditado: “Ver para crer”, é o mais sábio e que ninguém quer seguir! 2.º – será que quem faz estas críticas são pessoas perfeitas? Porque não estão lá para fazer tudo correcto? 3.º – Deus não está distraído: sobretudo todos os Papas do século XX e do século XXI, lutaram e continuam a lutar para que a administração seja correcta. Outra coisa: todos quantos criticam, deveriam estar correctamente informados sobre o que é Património imobiliário do Vaticano.

      • É… malditas notícias que teimam em mostrar a verdade e os podres da Igreja!…
        Era tão bom que se continuasse na ignorância e a dizer “amén” com os parasitas da Igreja…
        Além dessas frases feitas, vais acrescentar alguma coisa de útil?
        Não nos vais esclarecer qual é o património imobiliário do Vaticano?
        Se conheces alguma empresa, etc que tenha mais património do que o Vaticano, diz – ficamos à espera.
        E mais interessante seria se explicasses como o conseguiu!…

        • Peço desculpa pela insistência: eu escrevi:«sobretudo todos os Papas do século XX e do século XXI, lutaram e continuam a lutar para que a administração seja correcta. ». Por isso, eu não disse que a Igreja Católica é perfeita. E aquilo que eu digo não são frases feitas, é a minha convicção. Não sou ignorante dos erros que se cometem, só que a todos os níveis, infelizmente, os Meios de Comunicação Social “apontam” mais o negativo do que o positivo, e interpretam as situações, à sua maneira e segundo os próprios interesses. E digo de novo: isso acontece, infelizmente, em muitos âmbitos da sociedade, sobretudo na Economia e na Política.

          • Estamos em completo desacordo!
            Então a Igreja anda há quase 2000 anos a enganar/manipular o povo, fazendo de tudo para o manter na ignorância (e enriquecendo com isso!) e a agora a Comunicação Social é que é a má da fita?!
            Bem…
            Os media não precisam se fazer nada; basta relatar – a realidade (e a história) da Igreja são suficientemente vergonhosas para que haja mais notícias negativas do que positivas – se é que há alguma positiva!!
            E, quanto mais pormenores se conhecem da Igreja, pior!…
            Relativamente aos papas, foram todos uns parasitas inúteis por igual – a viver no meio de luxos enquanto o povo pagava a conta!…
            Este ultimo papa talvez seja melhorzito, mas no geral, na Igreja, é tudo escória e fazem tanta falta no mundo como o cancro!!

            • Sim, estamos em desacordo porque não tem o direito de atacar pessoas e Instituições, só pelo que aparece no exterior. Mesmo que tais pessoas e Instituições tenham situações erradas. E há um ponto que é ignorado: a Igreja não só o Clero, e muito menos quem está no Estado do Vaticano; é o conjunto de todos os Baptizados espalhados pelo Mundo. E mesmo dentro do Clero temos, nestes 2000 anos, quem DEU E DÁ A PRÓPRIA VIDA PELOS MAIS POBRES. Por causa de um pecador, não pode condenar toda a Família. Na sua Família, se houver um membro que errou, acha bem que toda a Família seja condenada? Por outro lado, no Vaticano há funcionários que não são membros da Igreja. Peço desculpa, mas não alinho neste tipo de conversa. Por isso, não lhe respondo a mais questão nenhuma, não por medo, só porque ESTE NÃO É O ESPAÇO PARA “DESCARREGAR” A SUA RAIVA. E REPARE, EU IDENTIFIQUEI-ME, NÃO ESTOU A FALAR NO ANONIMATO. Acho muito mau que se escondam atrás de nomes fictícios e digam tudo o que lhes vem à cabeça.

          • Não tenho o direito?
            Ora essa… claro que tenho todo o direito!!
            Quem lhe disse que falo “só pelo que aparece no exterior”?
            Durante muitos anos frequentei a Igreja e sei muito bem o que vi!
            Dinheiro e boa vida foi o que sempre saltou à vista!…
            Vale o que vale, mas eu também já estive no Vaticano – a sede da Igreja.
            As notícias só vem constatar o que, aos poucos, as pessoas se vão apercebendo – por isso é que Igreja tem perdido fieis, e vai continuar a perder, porque eles pregam uma coisa e fazem exactamente o contrário e isso é cada vez mais claro.
            Quando falo da Igreja, refiro-me claro ao Clero/estrutura eclesiástica (papa, cardeais, arcebispos, bispos, padres, etc, etc); principalmente os “quadros superiores” – obviamente que os funcionários não fazem parte.
            Nunca vi ninguém do Clero a fazer alguma coisa pelos pobres; muito menos morrer por eles!!
            Gostava de ver isso…
            Ao longo da história houve foi milhões de pobres (e não só) mortos em nome da Igreja!
            .
            Eu não lhe perguntei nada; a sra é que veio comentar o meu comentário!
            Começou por contestar a minha afirmação sobre o património imobiliário do Vaticano, mas, curiosamente, depois não desenvolveu…
            .
            Aqui, a sua identificação vale tanto com a minha – nada!
            Ninguém está a ver caras nem documentos de identificação.
            Aqui há moderação não se pode “escrever tudo que vem à cabeça”, porque há o risco do comentário não ser publicado se não cumprir a regras do ZAP.
            Boa noite.

  2. Actualmente somente 1 em cada 10 euros vai para os pobres….uuuuaaauuuuuu
    Façam se à vida e trabalhem. Não usem a pobreza como matéria prima para fazerem as suas vidinhas cheias de regalias.

    • Deve ir para os pobres 1€ em cada 10€, deve…
      Eu nunca vi a Igreja a ajudar ninguém; antes pelo contrário – só os vejo a recolher!…
      Claro que, como há cada vez menos palermas, perdão, fiéis a contribuir e, com tanto parasita para manter (e não são nada baratos de manter, tal é o luxo em que vivem), o lucro já não é o de outros tempos!

  3. “Task force” em Português seja de que sitio for traduz-se como “grupo de trabalho”. “Força-tarefa” é simplesmente um cadáver esquisito de literalidade absurda! Quando muito traduzir-se-ia como “força de trabalho” apesar de se desviar do conceito pretendido.

  4. Sim, estamos em desacordo porque não tem o direito de atacar pessoas e Instituições, só pelo que aparece no exterior. Mesmo que tais pessoas e Instituições tenham situações erradas. E há um ponto que é ignorado: a Igreja não só o Clero, e muito menos quem está no Estado do Vaticano; é o conjunto de todos os Baptizados espalhados pelo Mundo. E mesmo dentro do Clero temos, nestes 2000 anos, quem DEU E DÁ A PRÓPRIA VIDA PELOS MAIS POBRES. Por causa de um pecador, não pode condenar toda a Família. Na sua Família, se houver um membro que errou, acha bem que toda a Família seja condenada? Por outro lado, no Vaticano há funcionários que não são membros da Igreja. Peço desculpa, mas não alinho neste tipo de conversa. Por isso, não lhe respondo a mais questão nenhuma, não por medo, só porque ESTE NÃO É O ESPAÇO PARA “DESCARREGAR” A SUA RAIVA. E REPARE, EU IDENTIFIQUEI-ME, NÃO ESTOU A FALAR NO ANONIMATO. Acho muito mau que se escondam atrás de nomes fictícios e digam tudo o que lhes vem à cabeça.

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …