Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online.

O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor de licitação de George Bernard Shaw já ultrapassou os 500 euros. Este exemplar não se encontra catalogado, à semelhança das três obras adquiridas em julho pela Câmara Municipal de Lisboa e que estavam na posse da família do poeta.

Tal como a maioria das obras que pertenceram a Pessoa, o livro sobre o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, da autoria do escritor e crítico inglês Gilbert K. Chesterton, está assinado (“Fernando Pessoa”), datado (novembro de 1915), sublinhado e anotado, segundo a informação disponibilizada pela leiloeira. A edição do ensaio, publicado originalmente em 1909, é de 1914.

Este é uma das várias obras de Chesterton que Fernando Pessoa tinha em sua posse quando morreu em 1935, e que passaram para os seus familiares mais próximos, que têm ainda à guarda parte da sua biblioteca.

De acordo com a catalogação feita entre 2008 e 2010, no âmbito de uma colaboração entre a Casa Fernando Pessoa e a Universidade de Lisboa, Pessoa tinha outros cinco livros de Gilbert K. Chesterton, incluindo uma edição, também de 1914 de The Victorian Age in Literature.

A biblioteca do poeta português era sobretudo composta por títulos em inglês, um reflexo da educação que Pessoa recebeu na África do Sul, onde viveu até aos 17 anos.

Porém, ao contrário destes cinco exemplares, o que se encontra agora à venda na BestNet Leilões não está catalogado. Três livros vendidos durante um leilão organizado pela José F. Vicente Leilões, de Lisboa, em junho passado, encontravam-se na mesma situação. Estes acabaram por ser adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, que exerceu o seu direito de preferência sobre os itens classificados.

Segundo o estabelecido pelo decreto que procedeu à classificação do espólio de Fernando Pessoa, a sua biblioteca particular é um bem de interesse nacional.

A par de George Bernard Shaw, a BestNet Leilões tem também para venda no seu site sete de negativos de retratos de Fernando Pessoa. Segundo a leiloeira, tratam-se de “cópias antigas” feitas “a partir de provas originais”. A licitação termina também em setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …