Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online.

O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor de licitação de George Bernard Shaw já ultrapassou os 500 euros. Este exemplar não se encontra catalogado, à semelhança das três obras adquiridas em julho pela Câmara Municipal de Lisboa e que estavam na posse da família do poeta.

Tal como a maioria das obras que pertenceram a Pessoa, o livro sobre o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, da autoria do escritor e crítico inglês Gilbert K. Chesterton, está assinado (“Fernando Pessoa”), datado (novembro de 1915), sublinhado e anotado, segundo a informação disponibilizada pela leiloeira. A edição do ensaio, publicado originalmente em 1909, é de 1914.

Este é uma das várias obras de Chesterton que Fernando Pessoa tinha em sua posse quando morreu em 1935, e que passaram para os seus familiares mais próximos, que têm ainda à guarda parte da sua biblioteca.

De acordo com a catalogação feita entre 2008 e 2010, no âmbito de uma colaboração entre a Casa Fernando Pessoa e a Universidade de Lisboa, Pessoa tinha outros cinco livros de Gilbert K. Chesterton, incluindo uma edição, também de 1914 de The Victorian Age in Literature.

A biblioteca do poeta português era sobretudo composta por títulos em inglês, um reflexo da educação que Pessoa recebeu na África do Sul, onde viveu até aos 17 anos.

Porém, ao contrário destes cinco exemplares, o que se encontra agora à venda na BestNet Leilões não está catalogado. Três livros vendidos durante um leilão organizado pela José F. Vicente Leilões, de Lisboa, em junho passado, encontravam-se na mesma situação. Estes acabaram por ser adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, que exerceu o seu direito de preferência sobre os itens classificados.

Segundo o estabelecido pelo decreto que procedeu à classificação do espólio de Fernando Pessoa, a sua biblioteca particular é um bem de interesse nacional.

A par de George Bernard Shaw, a BestNet Leilões tem também para venda no seu site sete de negativos de retratos de Fernando Pessoa. Segundo a leiloeira, tratam-se de “cópias antigas” feitas “a partir de provas originais”. A licitação termina também em setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …