Japão 1-1 Croácia | Livakovic brilha e nipónicos dizem “sayonara”

FIFA World Cup / Twitter

Dominik Livaković, guarda-redes da Croácia.

A vice-campeã mundial Croácia foi mais forte no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, com o seu guarda-redes, Livakovic, a defender três penáltis, e segue para os quartos-de-final do Mundial 2022 às custas de um Japão que, após surpreender Alemanha e Espanha na fase de grupos, viu o seu sonho chegar ao fim.

Depois de 120 minutos de grande equilíbrio, nos quais os japoneses marcaram primeiro, a fechar a primeira parte, e os croatas responderem a abrir a segunda e os nipónicos, no desempate, cometeram um autêntico “haraqiri”, ao marcarem apenas das quatro conversões dos 11 metros. A Croácia fez exactamente o contrário, falhando apenas uma em quatro, e fica à espera de Brasil ou Coreia do Sul na próxima ronda.

Quase 120 minutos de equilíbrio… até Livakovic desequilibrar 

A primeira parte foi dividida e bem disputada, ainda que com poucos remates (apenas três para cada lado). Taniguchi, com um cabeceamento ligeiramente ao lado, e Perisic, com um remate para excelente defesa de Gonda, trocaram oportunidades nos minutos iniciais e o jogo continuou dividido, mas aos poucos o Japão foi crescendo.

A Croácia (apesar de ter mais tempo de posse de bola) não mais conseguiu rematar na direcção do alvo no primeiro tempo e os nipónicos, depois de verem Kamada desperdiçar uma boa ocasião, marcaram mesmo, a fechar a primeira parte, no único remate enquadrado que fizeram na etapa inicial: cruzamento de Doan, Yoshida desviou na pequena área e a bola sobrou para Maeda, que não perdoou. O MVP dos primeiros 45 minutos foi Wataru Endo, médio-defensivo do Japão, com duas ocasiões flagrantes criadas, três recuperações de posse, dois alívios e um GoalPoint Rating de 6.6.

A Croácia entrou no segundo tempo obrigada a correr atrás do prejuízo e foi o que fez, chegando ao empate logo no primeiro remate enquadrado que fez no segundo tempo. O central Lovren levantou para a entrada da área nipónica e Perisic apareceu vindo de trás para, com um cabeceamento delicioso e pleno de colocação, fazer o 1-1. Empolgados com o golo, os croatas estiveram mais perto esteve de evitar o prolongamento (terminaram os 90 minutos com 23 acções na área adversária contra apenas dez do Japão) e quase viraram o resultado num grande remate de Modric. Gonda respondeu com uma fantástica defesa e a decisão foi para o prolongamento.

Aí foi a vez do Japão ficar mais perto de marcar, num remate forte de Mitoma para defesa apertada de Livakovic. E o guarda-redes croata acabaria mesmo por ser a figura da partida no desempate por pontapés da marca de grande penalidade: defendeu os dois primeiros penáltis dos nipónicos, deixou entrar o terceiro, mas travou o quarto e permitiu que Pasalic sela-se, logo a seguir, o apuramento dos vice-campeões mundiais par os quartos-de-final.

MVP GoalPoint: Wataru Endo

Já era o MVP no final dos primeiros 45 minutos e também o foi ao fim dos 120 minutos de jogo. O médio de 29 anos do Estugarda terminou a partida com um GoalPoint Rating de 7.8, falhando apenas oito passes no encontro (e ao fim dos 90 minutos tinha falhado apenas um, com 98 por cento de eficácia!). Quatro desses passes foram para finalização e cinco foram progressivos (máximos do encontro). A defender totalizou cinco alívios e sete recuperações de posse.

Outros Ratings

Japão

Shuichi Gonda 6.5

O guarda-redes do Japão, que já passou por Portugal e pelo Portimonense, fez três defesas, duas delas a remates de dentro da área, e teve ainda três saídas eficazes pelo ar. Só que, ao contrário de Livakovic, não conseguiu, depois dos 120 minutos, defender qualquer grande penalidade no desempate (a Croácia falhou um, mas foi ao poste).

Maya Yoshida 5.9

O veterano central de 34 anos fez a assistência para o golo do Japão e terminou o jogo com oito alívios (mais do que qualquer outro jogador do Japão) e nove recuperações de posse. Além disso foi quem mais duelos aéreos defensivos ganhou no encontro.

Croácia

Lovren 7.0

Fez, de forma perfeita, a assistência para Perisic assinar o golo do empate da Croácia e mostrou-se forte pelo ar, quer a defender (três duelos aéreos ganhos em quatro disputados), quer a atacar (dois  ganhos em dois); a isso somou ainda nove alívios e sete recuperações de posse.

Joško Gvardiol 6.5

Nove alívios, oito recuperações de posse, três intercepções e um desarme foram os destaques do defesa do Leipzig no encontro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.