/

É oficial. Lisboa vai receber fase final da Liga dos Campeões

(dr) realestateboutique.pt

A cidade de Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões em agosto, numa ‘final a oito’, em campos neutros e em apenas uma mão, anunciou a UEFA esta quarta-feira.

Torneio em Lisboa, com quartos-de-final, meias finais e final com eliminatória a um jogo, apenas em Lisboa, entre os dias 12 e 23 de agosto”, confirmou o secretário-geral da UEFA, Giorgio Marchetti, numa conferência de imprensa.

O encontro decisivo, marcado para 23 de agosto, estava previsto para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia, que, em maio de 2018, tinha derrotado o Estádio da Luz nesta corrida.

A edição de 2019/20 da Liga dos Campeões, que foi suspensa, em março, devido à pandemia, vai ser reatada com os restantes quatro jogos dos oitavos de final, seguindo-se o desfecho inédito em campos neutros, nos Estádios da Luz e José Alvalade, confirmou também a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu site oficial.

Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain aguardam a segunda mão dos embates dos oitavos (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea), agendados para 7 e 8 de agosto, que podem acontecer no Porto ou em Guimarães, mais concretamente no Estádio do Dragão e D. Afonso Henriques, caso não sejam jogados nos recintos dos clubes, disse ainda a UEFA.

Nessa altura, já vai ser conhecido o alinhamento dos quartos, a disputar entre 12 e 15 de agosto, e das meias, a 18 e 19 de agosto, uma vez que o sorteio destas fases ficou marcado para 10 de julho.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, admitiu a possibilidade da presença de adeptos nos jogos em Lisboa, mas garante que tudo depende da evolução da pandemia. “Seria algo incompetente da nossa parte tomar uma decisão quando as coisas mudam tão rapidamente. Vamos decidir até meados de julho“, afirmou.

Hoje, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou “precoce” admitir a presença de público nos estádios portugueses durante esta ‘final a oito’. A responsável disse ainda que “quantos mais visitantes forem melhor será para o país, mas desde que sejam cumpridas as regras” sanitárias.

Supertaça Europeia já não vai ser no Dragão

A UEFA também anunciou que a Supertaça Europeia vai ser disputada em Budapeste, a 24 de setembro, em detrimento do Estádio do Dragão, no Porto.

O embate entre o vencedor das edições de 2019/20 da Liga dos Campeões e da Liga Europa estava marcado para o recinto azul e branco, a 12 de agosto, tendo sido adiado devido ao prolongamento da temporada devido à pandemia.

Já se especulava que o facto de a fase final vir a ser na capital pudesse ‘tirar’ o jogo ao estádio portuense, o que agora se confirma, tendo sido remarcado pela UEFA para a capital da Hungria.

Quanto às edições seguintes, mantêm-se o alinhamento previsto: Belfast recebe a final de 2021, Helsínquia em 2022 e Kazan em 2023, adianta a rádio TSF.

“Acontecimento extraordinário para Portugal”

O presidente da FPF, Fernando Gomes, considerou que este é um “acontecimento de valor extraordinário para Portugal“, lembrando que “os jogos serão vistos por centenas de milhões de pessoas, contribuindo para sublinhar e reforçar a imagem positiva que Portugal deu ao mundo durante um período que tem sido particularmente difícil e exigente”.

“Em grande parte, digo-o com orgulho, receber estes jogos da Champions só é possível pelo comportamento que os portugueses têm tido – e precisam de continuar a ter – no combate sem tréguas à pandemia de covid-19″, sublinhou ainda o dirigente.

No passado dia 2 de junho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha dito que esperava uma “boa notícia” para Portugal no campo do futebol internacional, enquanto, na terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou “todas as condições” para acolher a competição.

A final, que vai ditar o sucessor do já eliminado Liverpool como campeão da mais importante prova europeia de clubes, vai ser disputada pela terceira vez em Portugal, seis anos depois de o Real Madrid, então com Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, ter vencido o Atlético de Madrid, por 4-1, após prolongamento.

A prova já tinha sido decidida outra vez em território português, em 1966/67, ano em que o Celtic conquistou a então denominada Taça dos Clubes Campeões Europeus, com um triunfo por 2-1 sobre o Inter Milão, no Estádio Nacional, em Oeiras.

A final da Liga dos Campeões de 2019/20 será a 11.ª final europeia a realizar-se em Portugal e a sétima na região da Grande Lisboa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.