Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

LPS.1 / Wikimedia

Sede do LinkedIn na Califórnia, Estados Unidos

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout. 

“Queríamos ter a certeza de que podíamos dar-lhes algo realmente valioso. E o que pensamos ser mais valioso neste momento é pararmos coletivamente”, disse Teuila Hanson, diretora de recursos humanos do LinkedIn, à cadeia televisiva CNN.

Uma vez que todos os funcionários desta rede estão ‘desligados’ ao mesmo tempo, isso significa que não vão ver a sua caixa de correio eletrónico inundada de e-mails, nem notas de reuniões ou pedidos de projetos a acumular-se durante a sua ausência.

Esta semana de folga, que continua a ser remunerada, estendeu-se à maioria dos 15.900 funcionários que trabalham a full-time na empresa. Durante estes dias, só ficará a trabalhar uma equipa central, cujos elementos poderão agendar folgas mais tarde.

Com o aparecimento da pandemia da covid-19, o LinkedIn começou, tal como muitas empresas, a trabalhar em regime de teletrabalho. Porém, continua a manter-se a par do que se passa com os funcionários e foi assim que notou algumas mudanças no estado de espírito dos trabalhadores.

“A realidade da pandemia realmente fez-se notar durante estes últimos meses. Foi uma época difícil. Foi quando começámos a perceber: ‘Uau, há um claro esgotamento‘”, contou Hanson à estação norte-americana.

Para fazer frente a esta situação, a empresa também já tinha criado uma iniciativa chamada ‘LiftUp!’, que inclui treinos para prevenir o burnout entre os responsáveis, dias sem reuniões e outros recursos associados à saúde mental.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …