//

Linha de Fundo. Começaram (outros) Jogos

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Abertura da Liga 2021-2022. Candidatos entraram a ganhar. Os números e as frases da semana. Visto da Linha de Fundo.

Campeão afinado na defesa do título

  • Sporting CP 3 (Pedro Gonçalves 48′, 64′ e Paulinho 74′) – FC Vizela 0

Vira o disco e toca o mesmo… mas cada vez mais afinado. A mesma segurança defensiva, a dinâmica habitual e a eficácia de Pedro Gonçalves.

O campeão regressou e começou a defesa do título em bom estilo, com o resultado final, de 3-0, a não merecer qualquer discussão, reflexo da evidente superioridade leonina no jogo.

O Vizela apenas conseguiu dar alguma resistência na primeira parte, não sendo capaz de provocar problemas em Alvalade. O Sporting foi sempre dominador, esteve seguro e confiante.

Destaques para Coates, que continua como referencia defensiva e a eficácia que fez dele o melhor jogador da Liga 2020/21, e para os voadores laterais: Esgaio e Vinagre, sempre muito ofensivos, fizeram a equipa carregar forte pelo flancos, gerando várias jogadas de perigo, libertando Pote e Jovane para uma posição mais central no apoio a Paulinho.

Este leão continua a apresentar um jogo seguro, letal e cada vez mais confiante. A defesa do título está claramente aberta.

O Sporting mostrou que continua bem, não deu hipótese ao Vizela, que voltou ao principal escalão do futebol português, 36 anos depois. Pedro Gonçalves foi determinante, a imagem do acerto coletivo, mostrando que as suas qualidades e a veia goleadora continuam intactas.

O campeão começou a defesa do título com uma vitória autoritária perante a um adversário que deu inicialmente boas indicações, chegando a incomodar, mas que acabou arrasado por uma força superior.

Tudo isto já com os adeptos nas bancadas. Bom para a equipa leonina, fundamental para o futebol. Quinhentos e dezasseis dias depois, Alvalade finalmente com público.

Ideias firmes e prometedoras

  • FC Porto 2 (Toni Martínez 19′ e Luis Díaz 65′) – Belenenses Sad 0

O FC Porto entrou em cena a ganhar e a convencer. A equipa treinada por Sérgio Conceição mostrou forte dinâmica, organização e uma ideia firme de jogo.

Claramente dominador, perante um Belenenses SAD sem soluções, o resultado nunca esteve em causa, tal o domínio dos dragões. Um início prometedor, com os portistas dominadores e personalizados.

Para gáudio dos adeptos – 16 mil – o que viram foi uma equipa agressiva, a jogar a um ritmo frenético, mostrando vivacidade e nunca dando ao adversário a possibilidade de discutir o jogo. Petit terá ainda muito trabalho pela frente.

O que se viu no jogo de estreia não difere muito do que se assistiu na época passada, ou seja, o vice-campeão continua a mostrar vincada personalidade, assumindo o jogo… sempre de prego a fundo.

A nível individual a entrada no campeonato evidenciou duas grandes exibições: João Mário, de 21 anos, é o surpreendente dono e senhor do lado direito, e ainda Luis Díaz, mostrando magia, acrescentando qualidade acima da média ao futebol dos portistas, conseguindo empolgar a plateia.

Nota ainda para um dado revelador da aposta na formação por parte de Sérgio Conceição. O FC Porto utilizou seis jogadores “made in Olival”: Diogo Costa (foi titular), João Mário, Sérgio Oliveira, Bruno Costa (o único reforço no 11 inicial), Fábio Vieira e Francisco Conceição.

Para começar foi convincente. Os dragões ganharam tranquilamente, asfixiaram o adversário, imprimiram um ritmo elevado, mostrando solidez e ideias.
Triunfo inquestionável. O próximo desafio passa pela visita a Famalicão.

Tudo está bem quando acaba bem

  • Moreirense FC 0 – SL Benfica 2 (Lucas Veríssimo 9′ e Waldschmidt 19′)

“Trocar o pneu do carro em andamento é complicado”, foi desta forma que Jorge Jesus justificou a aposta em Maité – um dos melhores em campo – e sentou no banco Yaremchuk, sem que o tenha utilizado.

O treinador do SL Benfica promoveu seis alterações em relação ao jogo em Moscovo, ou seja,mudou peças em andamento, sendo que a decisão da eliminatória com o Spartak pesou na sentença.

Apesar do novo figurino, as águias entraram confortáveis e muito fortes em Moreira de Cónegos, marcando aos 9 e aos 19 minutos. Sossego no marcador, vantagem justa, com a equipa a ter uma abordagem uma boa abordagem inicial da partida.

Estava a ser limpinho, depois foi ter capacidade para sofrer. Quase a abrir a segunda parte Diogo Gonçalves foi expulso.

O Moreirense cresceu no jogo e conseguiu deixar o Benfica desconfortável. A equipa da casa foi ousada, o empate esteve quase a acontecer, valendo aos encarnados o rigor dos três centrais, a capacidade de resistência dos restantes jogadores e… Vlachodimos.

De regresso à titularidade voltou a ser decisivo, destacando-se em duas intervenções a evitar males maiores, conseguindo travar as intenções de Abdoulaue (35′) e Ismael (69′).

Mesmo sendo um triunfo sofrido, destaca-se a maior qualidade da equipa de Jorge Jesus, com um coletivo a conseguir mostrar talento e sacrifício, quando assim tem que ser. Uma outra noção de grupo. Forte compromisso e solidariedade foram fundamentais para a conquista dos primeiros três pontos.

Números da Semana

  • 9.ª época consecutiva em que o campeão entra com uma vitória na Liga portuguesa. A última vez que o campeão não venceu na 1.ª jornada foi em 2012/13, quando o FC Porto empatou frente ao Gil Vicente
  • 3-0. A maior vitória do Sporting no arranque da Liga desde 2013/14, quando goleou o FC Arouca por 5-1.
  • Rúben Amorim continua invicto a jogar em Alvalade na Liga, após 28 jogos.
  • 8.º bis de Pedro Gonçalves pelo Sporting, que já leva 3 golos esta temporada. Chegou aos 25 golos pelo Sporting, ao 39.º jogo.

António Cotrim / Lusa

  • O FC Porto vence há 7 jogos consecutivos no Dragão a contar para a Liga Portuguesa. Trata-se do melhor registo desde Dezembro 2019.
  • Sérgio Conceição 100% invicto no jogo de abertura do campeonato no Estádio do Dragão, a 4.ª vez na 1.ª jornada.
  • Pepê faz a estreia oficial no FC Porto. É o 4.º jogador proveniente do Grêmio: Mário Jardel (175 jogos), Cláudio Pitbull (6 jogos) e Anderson (24 jogos).
  • Pepe passa a ser o jogador mais velho a representar o FC Porto em jogos oficiais com 38 anos, 5 meses e 15 dias. Top 5 dos mais velhos (FCP): Pepe 38 anos, 5 meses e 15 dias, Silvino 38 anos, 3 meses e 12 dias, Helton 38 anos e 6 dias, Casillas 37 anos, 11 meses e 8 dias e Aloísio 37 anos, 9 meses e 13 dias.

Estela Silva / Lusa

  • Toni Martinez faz o 10.º golo no FC Porto. Começou como terminou a época, a marcar ao Belenenses SAD.
  • 8.ª época consecutiva que o SL Benfica vence o jogo inaugural da Liga Portuguesa.
  • O SL Benfica vence novamente os 2 primeiros jogos da temporada (Spartak e Moreirense), a primeira vez desde o regresso de Jorge Jesus aos encarnados.

Octávio Passos / Lusa

Frases da Semana

Fizemos um bom jogo globalmente. Entrámos bem e o Vizela esteve muito agressivo nas marcações e defendeu bem. Sabíamos que ia acontecer isso. Foi uma equipa muito motivada. Nós soubemos ter bola, criar espaço na largura, fizemos alguns cruzamentos de podiam ter sido melhor finalizados e tivemos também um penálti.
Na segunda parte sabíamos que era difícil manter o ritmo da pressão que o Vizela por vezes tinha. E fizemos um golo. Apesar de termos desligado ali dez minutos a seguir ao golo, continuámos a ser bastante superiores e depois o segundo e o terceiro golo vieram com naturalidade. Acho que fizemos uma boa exibição.
Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

António Cotrim / Lusa

Não quero estar a dizer nomes de jogadores intransferíveis. O mercado obriga a certas coisas que ninguém quer. Não há jogadores intransferíveis, mas eu gostava de manter todos e faço força todos os dias para isso.
Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

Senti-me verdadeiramente em casa hoje. Apesar do estádio não estar cheio, houve momentos em que parecia estar lotado. É um público exigente, que nos últimos 40 anos ganhou muito. Vivemos um período difícil, nós clube, vamos passar por dificuldades ao longo da época, mas se tivermos os ingredientes certos no jogo, não há público melhor que os adeptos do FC Porto.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

Nuno André Ferreira / Lusa

O Pepe é um grandíssimo profissional, um homem com H grande, como se costuma dizer. Há pouco mais a dizer sobre o que é o Pepe e o que representa para o FC Porto. Desta forma, acho que ele vai jogar mais algum tempo.
Quando vamos jogar fora e chegamos às três ou quatro da manhã, os jogadores estão cansados, só querem ir para casa e ele ainda vai fazer banhos de gelo. Isto diz tudo sobre ele. Um profissional destes é difícil que não jogue até aos 40 ou mais. É grandíssimo. Aqui não são os 40 ou 38 anos dele, nem os 18 do Francisco que ditam quem joga. é o trabalho diário e é por isso que ele joga.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

Alexandre Vidal, Marcelo Cortes / Flamengo

Eu poderia dizer que não tenho nada a provar, porque o meu currículo diz… dentro e fora do Benfica. Mas o treinador tem de provar todos os dias, tenha ele o passado que tiver. Todos os dias tem de provar a sua qualidade.
Jorge Jesus, treinador do SL Benfica.

Era importante ganhar e conseguimos uma vitória, num jogo muito complicado. Nos últimos cinco anos, o Braga ganhou aqui apenas uma vez, e tínhamos isso em mente. Queríamos matar o borrego, como se costuma dizer, e tentar vencer o jogo.
Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga.

Todo o mundo sabe que tenho um sotaque cubano, penso que não há diferença nenhuma se canto ou não canto. A Portuguesa já faz parte de mim. Este já é o meu país e é o meu hino também. É incrível, sinto uma emoção muito grande. Estou muito feliz que o povo português me tenha recebido desta maneira. É muito gratificante.
Pedro Pichardo, medalha de ouro no triplo salto.

Diego Azubel / EPA

Pedro Pablo Pichardo conquista medalha de Ouro

Isto é muito difícil para mim, depois de tantos anos e depois de ter feito a minha vida aqui. Eu não estava preparado. No ano passado sabia o que dizer, estava convencido, mas este ano, eu e a minha família estávamos convencidos de que íamos ficar aqui, na nossa casa, que era o que mais queríamos. Queríamos estar na nossa casa, a desfrutar da nossa vida em Barcelona, tanto no plano desportivo como no quotidiano. Hoje tenho de me despedir, foram muitos anos. Cheguei cá ainda criança. Depois de 21 anos, vou-me embora com a minha mulher e com três catalães argentinos… Não posso estar mais orgulhoso de tudo o que fiz e do que vivi nesta cidade. Depois de uns anos fora, vamos voltar. Prometi isso aos meus filhos. Só tenho de agradecer a todos o que vivi. Cresci com os valores do clube e vou tentar manter-me humilde.
Lionel Messi na despedida ao FC Barcelona.

Teófilo fernando //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.