Lince Ibérico de novo em Portugal em 2014

A primeira libertação em Portugal de lince ibérico nascido em cativeiro deverá ocorrer no primeiro semestre de 2014, provavelmente no Alentejo, o que marcará a reintrodução da espécie no país, revelou o Governo.

No âmbito do programa luso-espanhol de conservação da espécie, “estamos a estudar diferentes localizações para perceber qual será a melhor para libertar em Portugal o lince ibérico no primeiro semestre de 2014”, disse à agência Lusa o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto.

Será “a primeira vez que se liberta em Portugal um lince ibérico nascido em cativeiro“, frisou o governante, que falava à margem do 3.º Seminário Internacional sobre Coelho Bravo e 1.º Seminário LIFE+ Iberlince, a decorrerem até esta sexta-feira no Baixo Alentejo.

O lince-ibérico (Lynx pardinus), também conhecido pelos nomes populares lobo-rabo, gato-cerval, liberne, gato-cravo ou gato-lince, é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica, onde existem cerca de 140 linces ibérico em liberdade. Em Portugal, a espécie permanece com o estatuto de Criticamente Ameaçada.

Embora existam testemunhas que tenham avistados alguns linces perto da fronteira, a associação ambientalista Quercus considerou a espécie inexistente em Portugal em 2007.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.