//

Há ligação entre o Europeu de futebol e o Festival da Eurovisão?

2

Grécia, Portugal e Itália: neste século estes três países conseguiram ter sucesso, consecutivo, nos dois eventos. E Espanha junta-se, para lembrar a troika.

A coincidência começou a ser espalhada pela página da Eurovisão em Portugal e revelou o que liga o Europeu de futebol e o Festival da Canção da Eurovisão, em três das cinco edições do Europeu neste século XXI: os países vencedores.

Em 2004, quando o Europeu foi realizado em Portugal, a presença na fase final do torneio já seria uma vitória para a Grécia (que só tinha estado no Euro uma vez, em 1980, e ficou no último lugar). À segunda participação, a conquista. A Grécia chegou ao Estádio da Luz e venceu Portugal na final.

No ano seguinte, em Kiev, a final do Festival da Eurovisão também foi ganha pela Grécia. O número um foi para ‘My number one’, canção interpretada por Helena Paparizou, que mereceu uma média de apenas 6.05 pontos por cada júri nacional – a média mais baixa de sempre para uma vencedora. Tal como no futebol, na música esta também foi a primeira conquista grega (e única, até agora) na Europa.

O Europeu 2016 foi ganho por Portugal, com o golo de Éder na final a ditar o triunfo sobre a França, em França. Mais um estreante na lista de vencedores do campeonato da Europa de futebol.

E mais um estreante na lista de vencedores do Festival Eurovisão: no ano seguinte – curiosamente também em Kiev, tal como no caso grego – Salvador Sobral e ‘Amar pelos dois’ conquistaram a Europa. Acabou aí o percurso mais longo de um país sem qualquer vitória na Eurovisão. E essa vitória protagonizou vários recordes: maior pontuação de sempre (758) no Festival, maior pontuação de sempre (382) dada pelos júris nacionais, mais países (20) a atribuírem 12 pontos, única canção na década a vencer entre os júris nacionais e no televoto… Entre outros.

Neste ano foi a vez da Itália, embora com uma cronologia diferente. O Euro 2020 manteve essa designação mas disputou-se em 2021 e foram os italianos a ficar com a taça. Tal como Grécia e Portugal, a Itália não estava propriamente na lista de três ou quatro favoritos, mas ganhou à Inglaterra na final.

O Festival da Canção da Eurovisão 2021, que desta vez se disputou algumas semanas antes do Euro 2020, também foi ganho pela Itália. O rock do grupo Måneskin e a sua canção ‘Zitti e buoni’ venceram o evento.

https://www.youtube.com/watch?v=RVH5dn1cxAQ

Grécia: Euro 2004 e Eurovisão 2005. Portugal: Euro 2016 e Eurovisão 2017. Itália: Euro 2020 e Eurovisão 2021. Neste século, os dois eventos parecem ligados. As exceções foram 2009 (Noruega venceu na Eurovisão) e 2013 (Dinamarca vencedora) – nesses anos a Espanha era a campeã europeia de futebol mas, quer no primeiro, quer no segundo caso, a Espanha ficou…no penúltimo lugar no Festival da Canção da Eurovisão.

E ainda outra curiosidade: há cerca de uma década, quando troika era uma palavra muito escutada, provavelmente os quatro países europeus que apresentaram números mais preocupantes foram Grécia, Espanha, Portugal e Itália – quem foram os campeões europeus de futebol neste século, desde 2004…?

  Nuno Teixeira, ZAP //

2 Comments

  1. “(…) Grécia, Espanha, Portugal e Itália – quem foram os campeões europeus de futebol neste século, desde 2004…?“

    E se trocassem o futebol por finanças sãs e responsáveis?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.