Há ligação entre o Europeu de futebol e o Festival da Eurovisão?

Grécia, Portugal e Itália: neste século estes três países conseguiram ter sucesso, consecutivo, nos dois eventos. E Espanha junta-se, para lembrar a troika.

A coincidência começou a ser espalhada pela página da Eurovisão em Portugal e revelou o que liga o Europeu de futebol e o Festival da Canção da Eurovisão, em três das cinco edições do Europeu neste século XXI: os países vencedores.

Em 2004, quando o Europeu foi realizado em Portugal, a presença na fase final do torneio já seria uma vitória para a Grécia (que só tinha estado no Euro uma vez, em 1980, e ficou no último lugar). À segunda participação, a conquista. A Grécia chegou ao Estádio da Luz e venceu Portugal na final.



No ano seguinte, em Kiev, a final do Festival da Eurovisão também foi ganha pela Grécia. O número um foi para ‘My number one’, canção interpretada por Helena Paparizou, que mereceu uma média de apenas 6.05 pontos por cada júri nacional – a média mais baixa de sempre para uma vencedora. Tal como no futebol, na música esta também foi a primeira conquista grega (e única, até agora) na Europa.

O Europeu 2016 foi ganho por Portugal, com o golo de Éder na final a ditar o triunfo sobre a França, em França. Mais um estreante na lista de vencedores do campeonato da Europa de futebol.

E mais um estreante na lista de vencedores do Festival Eurovisão: no ano seguinte – curiosamente também em Kiev, tal como no caso grego – Salvador Sobral e ‘Amar pelos dois’ conquistaram a Europa. Acabou aí o percurso mais longo de um país sem qualquer vitória na Eurovisão. E essa vitória protagonizou vários recordes: maior pontuação de sempre (758) no Festival, maior pontuação de sempre (382) dada pelos júris nacionais, mais países (20) a atribuírem 12 pontos, única canção na década a vencer entre os júris nacionais e no televoto… Entre outros.

Neste ano foi a vez da Itália, embora com uma cronologia diferente. O Euro 2020 manteve essa designação mas disputou-se em 2021 e foram os italianos a ficar com a taça. Tal como Grécia e Portugal, a Itália não estava propriamente na lista de três ou quatro favoritos, mas ganhou à Inglaterra na final.

O Festival da Canção da Eurovisão 2021, que desta vez se disputou algumas semanas antes do Euro 2020, também foi ganho pela Itália. O rock do grupo Måneskin e a sua canção ‘Zitti e buoni’ venceram o evento.

https://www.youtube.com/watch?v=RVH5dn1cxAQ

Grécia: Euro 2004 e Eurovisão 2005. Portugal: Euro 2016 e Eurovisão 2017. Itália: Euro 2020 e Eurovisão 2021. Neste século, os dois eventos parecem ligados. As exceções foram 2009 (Noruega venceu na Eurovisão) e 2013 (Dinamarca vencedora) – nesses anos a Espanha era a campeã europeia de futebol mas, quer no primeiro, quer no segundo caso, a Espanha ficou…no penúltimo lugar no Festival da Canção da Eurovisão.

E ainda outra curiosidade: há cerca de uma década, quando troika era uma palavra muito escutada, provavelmente os quatro países europeus que apresentaram números mais preocupantes foram Grécia, Espanha, Portugal e Itália – quem foram os campeões europeus de futebol neste século, desde 2004…?

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “(…) Grécia, Espanha, Portugal e Itália – quem foram os campeões europeus de futebol neste século, desde 2004…?“

    E se trocassem o futebol por finanças sãs e responsáveis?

RESPONDER

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …