Os estádios vão poder preencher um terço da lotação, no arranque da I Liga e da II Liga. A “luta” foi ganha, indica a Liga Portugal em comunicado. Regras serão anunciadas em breve.
A menos de um mês do arranque da I Liga e da II Liga, foi confirmada a notícia que milhares de adeptos queriam ler: os estádios vão voltar a ter espectadores nas bancadas, logo a partir da primeira jornada da nova temporada.
A Liga Portugal anunciou nesta sexta-feira que os estádios terão, no máximo, um terço da sua lotação, nos jogos das competições profissionais: I Liga e II Liga; a Taça da Liga, que arrancará ainda em julho, também deve entrar nesta lista.
Esta novidade surge depois de várias reuniões entre Liga, Governo português e Direção Geral da Saúde. Foi uma “luta” por parte da direção da Liga e das Sociedades Desportivas, acrescenta a entidade.
As regras e condições de acesso do público aos estádios vão ser publicadas em breve pela Direção Geral de Saúde mas a Liga Portugal já informou que os adeptos, para entrarem nos estádios, vão ter de apresentar Certificado Digital Covid-19 que comprove vacinação completa, um teste negativo nas 48 horas anteriores, ou verificação de cura até 180 dias.
Este limite de 33% nos recintos e as condições de acesso vão ser avaliados novamente ao longo da nova temporada. Os números do novo coronavírus e o processo de vacinação estarão sempre a ser atualizados e serão tidos em conta nestas novas avaliações.
No final do comunicado, é reforçado o apelo “a toda população, e em especial neste momento ao segmento mais jovem, para que participem no processo de vacinação em curso na certeza que este será determinante para permitir o regresso à tão ambicionada normalidade”.