Liga dos Campeões: péssima noite espanhola = forte Liga Europa

Villarreal conquista Liga Europa

Barcelona e Sevilha afastados da Liga dos Campeões. Haverá muitas equipas temíveis na Liga Europa.

Algumas pessoas podem considerar que “péssima” é um adjectivo exagerado para classificar a noite espanhola na Liga dos Campeões, nesta quarta-feira. Mas, para um país que está habituado a ter todas (ou quase todas) as equipas a seguir em frente na fase de grupos, ver na mesma noite dois dos seus «grandes» a cair para a Liga Europa… É muito mau.

Foi o que aconteceu a Barcelona e Sevilha, que ficaram no terceiro lugar no respectivo grupo. E, em Setembro, estas duas equipas eram claramente favoritas para marcar presença nos oitavos-de-final do torneio. Mas nenhuma conseguiu.

Os catalães apareciam como candidatos ao primeiro lugar do Grupo E. Teoricamente lutariam com o Bayern Munique pela liderança do grupo. Mas o Benfica também esteve neste grupo. E um Barcelona mais fraco do que nos últimos anos também esteve neste grupo.

O Bayern realmente terminou no primeiro posto (venceu todos os jogos) mas o Barcelona só ganhou dois – ambos contra o Dínamo Kiev – e ficou-se pelo terceiro lugar, atrás do Benfica. A queda foi confirmada na última jornada, após a derrota em Munique e a vitória do Benfica frente ao Dínamo.

O Sevilha era, supostamente, a equipa mais forte do Grupo G, mesmo tendo a concorrência do Lille, campeão francês. Mas afinal o grupo não era assim tão acessível: Lille primeiro, Salzburgo segundo e só depois o Sevilha, com mais um ponto do que o Wolfsburgo.

Julen Lopetegui ainda tentou um plano quase “suicida” mas, na última jornada, os espanhóis perderam na Áustria e será o Salzburgo a continuar na Liga dos Campeões, enquanto o Sevilha vai jogar na Liga Europa.

A semana espanhola na Liga dos Campeões poderia ter sido pior: na terça-feira o Atlético de Madrid esteve eliminado até aos 55 minutos no Dragão, mas conseguiu vencer o FC Porto e qualificar-se; na quinta-feira o Villarreal estava tranquilo ao ganhar por 3-0 no terreno do Atalanta mas, aos 80 minutos, já estava 3-2 (e assim ficou, com apuramento espanhol). O Real Madrid já estava apurado para os oitavos-de-final.

Liga Europa de alto nível

O Sevilha vai jogar na Liga Europa, o Barcelona também, o FC Porto também. Teremos ainda Borussia Dortmund, Atalanta, Zenit e Leipzig. Estavam todos na Liga dos Campeões.

Nápoles, Bayer Leverkusen, Mónaco, Real Sociedad, Lyon e Lazio, por exemplo, já estavam e continuarão na Liga Europa – que promete ter uma fase a eliminar de grande qualidade.

Refira-se que há uma alteração nesta Liga Europa: em Fevereiro os vencedores de cada grupo não vão jogar. Haverá o chamado play-off, que no fundo funciona como os 16-avos-de-final, entre os segundos classificados dos grupos e os terceiros classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Só em Março, nos oitavos-de-final, entrarão em campo os vencedores dos grupos da Liga Europa, para defrontar os vencedores desta eliminatória.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.