Liga adia início do Sporting-FC Porto para depois do fecho das urnas

José Coelho / Lusa

O início do jogo Sporting-FC Porto, marcado para 1 de outubro, dia das eleições autárquicas, foi adiado para depois do fecho das urnas, anunciou esta quinta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A partida da oitava jornada da I Liga, inicialmente agendada para as 18h00, vai ter início às 19h15, ou seja, um quarto de hora após o encerramento do ato eleitoral, enquanto os horários dos outros três jogos marcados para esse dia também serão reajustados.

A decisão acontece no dia em que o Governo assumiu estar a preparar alterações à lei de forma a proibir a realização de eventos e espetáculos desportivos em dias de futuras eleições.

“A direção executiva da Liga Portugal, sensível às razões apresentadas, nomeadamente no que se refere às questões de segurança e circulação de adeptos e de cidadãos que pretendem exercer o seu direito ao voto na área limítrofe no Estádio José Alvalade [em Lisboa], entendeu como válidos, lúcidos e responsáveis os argumentos dos autarcas, o que nos motiva à alteração do horário do referido jogo para as 19h15“, lê-se no comunicado do organismo.

A Liga informa que recebeu uma exposição assinada pelo vereador da Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, que transmitiu a preocupação do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (Lisboa), Pedro Delgado Alves, motivada pela sobreposição de horários do ato eleitoral e do jogo.

Em consequência disto e do pedido de alteração deste e dos demais jogos do dia reforçado ainda hoje pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a Liga anunciou também “reajustará os restantes horários dos jogos da I Liga, desse dia, para o período após o fecho das urnas”.

Além do “clássico”, estão marcados para 1 de outubro o Marítimo-Benfica (previsto para as 20h15), o Sporting de Braga-Estoril-Praia (16h00) e o Belenenses-Vitória de Guimarães (20h30).

Por não descurar o importante momento democrático que serão as eleições autárquicas de 1 de outubro, a Liga Portugal alterou para 30 de setembro a data oficial da jornada 8 da I Liga e da jornada 9 da II Liga (…), provando que sempre foi intenção do organismo minorar, ao máximo, o impacto dos jogos no quotidiano dos adeptos e cidadãos”, lê-se no comunicado.

O organismo acrescenta ainda que, “atendendo às condicionantes da participação portuguesa nas competições internacionais, às necessidades técnico-desportivas das equipas e à data de concentração dos futebolistas das seleções nacionais, a Liga Portugal restringiu ao máximo a marcação de jogos das suas competições para o dia 1 de outubro”.

A oitava ronda da I Liga acontece entre uma jornada de competições europeias (26 a 28 de setembro) – com a participação de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães – e a concentração da seleção nacional, em 2 de outubro.

“O objetivo principal da Liga Portugal será sempre a defesa intransigente dos interesses comuns das sociedades desportivas que representa, a par da capacidade competitiva das equipas portuguesas nas provas europeias, onde têm sido, há muitos anos, os maiores embaixadores do nosso país e da nossa democracia”, sublinha a Liga.

PARTILHAR

RESPONDER

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …

Conselho das Finanças Públicas "muito preocupado" com impacto de despesas como a TAP

Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, está convicta de que a recuperação "não vai permitir ter nos próximos anos o que tínhamos em 2019". A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, …

Agência de rating espanhola baixa perspetiva de Portugal de "estável" para "negativa"

A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve a classificação não solicitada de Portugal em "BBB+", mas baixou a perspetiva de "estável" para "negativa". A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve, esta segunda-feira, a classificação …

BE diz que orientações para próximo ano letivo "não são suficientes"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) considerou nesta segunda-feira que as orientações do Governo para o funcionamento das escolas no próximo ano letivo "não são suficientes" e apelou a que sejam encontradas "alternativas para …

Von der Leyen grava mensagem de apoio a partido croata. Comissão "assume erros", mas não lamenta

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, está a ser criticada por ter gravado um vídeo com uma mensagem de apoio ao primeiro-ministro croata, para as eleições do passado domingo. Ursula von der Leyen, …