Liga adia início do Sporting-FC Porto para depois do fecho das urnas

José Coelho / Lusa

O início do jogo Sporting-FC Porto, marcado para 1 de outubro, dia das eleições autárquicas, foi adiado para depois do fecho das urnas, anunciou esta quinta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A partida da oitava jornada da I Liga, inicialmente agendada para as 18h00, vai ter início às 19h15, ou seja, um quarto de hora após o encerramento do ato eleitoral, enquanto os horários dos outros três jogos marcados para esse dia também serão reajustados.

A decisão acontece no dia em que o Governo assumiu estar a preparar alterações à lei de forma a proibir a realização de eventos e espetáculos desportivos em dias de futuras eleições.

“A direção executiva da Liga Portugal, sensível às razões apresentadas, nomeadamente no que se refere às questões de segurança e circulação de adeptos e de cidadãos que pretendem exercer o seu direito ao voto na área limítrofe no Estádio José Alvalade [em Lisboa], entendeu como válidos, lúcidos e responsáveis os argumentos dos autarcas, o que nos motiva à alteração do horário do referido jogo para as 19h15“, lê-se no comunicado do organismo.

A Liga informa que recebeu uma exposição assinada pelo vereador da Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, que transmitiu a preocupação do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (Lisboa), Pedro Delgado Alves, motivada pela sobreposição de horários do ato eleitoral e do jogo.

Em consequência disto e do pedido de alteração deste e dos demais jogos do dia reforçado ainda hoje pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a Liga anunciou também “reajustará os restantes horários dos jogos da I Liga, desse dia, para o período após o fecho das urnas”.

Além do “clássico”, estão marcados para 1 de outubro o Marítimo-Benfica (previsto para as 20h15), o Sporting de Braga-Estoril-Praia (16h00) e o Belenenses-Vitória de Guimarães (20h30).

Por não descurar o importante momento democrático que serão as eleições autárquicas de 1 de outubro, a Liga Portugal alterou para 30 de setembro a data oficial da jornada 8 da I Liga e da jornada 9 da II Liga (…), provando que sempre foi intenção do organismo minorar, ao máximo, o impacto dos jogos no quotidiano dos adeptos e cidadãos”, lê-se no comunicado.

O organismo acrescenta ainda que, “atendendo às condicionantes da participação portuguesa nas competições internacionais, às necessidades técnico-desportivas das equipas e à data de concentração dos futebolistas das seleções nacionais, a Liga Portugal restringiu ao máximo a marcação de jogos das suas competições para o dia 1 de outubro”.

A oitava ronda da I Liga acontece entre uma jornada de competições europeias (26 a 28 de setembro) – com a participação de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães – e a concentração da seleção nacional, em 2 de outubro.

“O objetivo principal da Liga Portugal será sempre a defesa intransigente dos interesses comuns das sociedades desportivas que representa, a par da capacidade competitiva das equipas portuguesas nas provas europeias, onde têm sido, há muitos anos, os maiores embaixadores do nosso país e da nossa democracia”, sublinha a Liga.

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …