Líderes das 3 principais bancadas do PE reafirmam apoio a Juncker para a Comissão Europeia

Zinneke / Wikimedia

Jean-Claude Juncker, ex-primeiro ministro do Luxemburgo, candidato do PPE à Presidência da Comissão Europeia

Os líderes das principais bancadas políticas no Parlamento Europeu reafirmaram esta quinta-feira o seu apoio à candidatura de Jean-Claude Juncker à sucessão de Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia, ameaçando uma crise institucional caso a escolha seja outra.

“Há um apoio crescente a Jean-Claude Juncker a todos os níveis”, disse Manfred Weber, o novo líder da bancada do Partido Popular Europeu (PPE, que integra o PSD e o CDS), que continua a ser a que reúne mais eurodeputados no hemiciclo europeu, após as eleições que terminaram a 25 de maio.

Weber, que falava no final de um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, acrescentou ainda que se os chefes de Estado e de Governo dos 28 indicarem outra personalidade para a liderança do executivo comunitário “haverá uma crise institucional”.

O eurodeputado adiantou ainda que o PPE não quer chegar a uma situação de conflito, mas salientou que a única maioria que existe no Parlamento Europeu apoia o ex-primeiro-ministro do Luxemburgo.

Por seu lado, o presidente da bancada socialista no PE (S&D, que integra o PS), Hannes Swoboda, reiterou que, “em nome dos princípios de base da democracia”, os líderes europeus devem optar por nomear Juncker.

O candidato apresentado pelo PPE na campanha eleitoral para suceder a José Manuel Durão Barroso, que termina o segundo mandato no final de outubro, é contestado pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, que contesta o seu federalismo.

O posicionamento de Cameron já foi contestado por Guy Verohfstad – líder da terceira força política no PE, os liberais do ALDE (a que pertence o MPT, de Marinho e Pinto).

Estas três bancadas formam uma maioria qualificada que pode dar luz verde ou vetar o nome proposto pelos Estados-membros a presidente da Comissão Europeia – e que deve ser conhecido durante a cimeira de 26 e 27 de junho.

A nomeação pelo Conselho Europeu é também decidida por maioria qualificada, tendo Weber já lembrado que o Reino Unido não tem, por si só, direito de veto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …