Brexit: Líder escocesa dos conservadores apresenta demissão

The Scottish Parliament / Wikimedia

Ruth Davidson, líder escocesa dos conservadores

A líder do Partido Conservador na Escócia apresentou, esta quinta-feira, a sua demissão, não só por causa do seu desagrado com o Brexit mas também porque diz sentir necessidade de passar mais tempo com a família.

De acordo com o The Guardian, Ruth Davidson, líder do Partido Conservador na Escócia, apresentou hoje a sua demissão, confirmando, no entanto, que vai continuar no partido.

“Liderar o Partido Conservador da Escócia foi o privilégio da minha vida. Esta manhã, escrevi ao presidente para apresentar a minha demissão”, partilhou no Twitter, onde se pode ver também a carta de demissão.

Davidson, que teve um filho no ano passado, justificou esta decisão não só pelo seu desagrado com o Brexit e como este está a ser negociado, mas também porque diz sentir necessidade de passar mais tempo com a família.

“Todos vocês sabem e eu nunca tentei esconder o conflito que sinto sobre o Brexit. Apesar desse conflito, tentei traçar um caminho para o nosso partido que reconheça e respeite o resultado do referendo”, cita o jornal britânico.

Explicando que o trabalho sempre esteve à frente de tudo, em detrimento das suas relações pessoais, a agora ex-líder dos conservadores escoceses diz: “A chegada do meu filho significa que agora faço uma escolha diferente“.

Davidson liderava os ‘tories’ escoceses desde 2011 e é contra um Brexit sem acordo. Durante o referendo de 2016, fez campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia.

A demissão acontece depois de Boris Johnson ter pedido à rainha, esta quarta-feira, para suspender o Parlamento. A Rainha Isabel II aprovou o pedido e o Parlamento será suspenso a partir de 9 de setembro até 14 de outubro, apenas a 15 dias do prazo final para um possível acordo para uma saída ordenada da União Europeia.

A data de 31 de outubro foi fixada como prazo limite para a saída do Reino Unido da UE e o novo primeiro-ministro garantiu, quando tomou posse, que vai tirar o país da UE na data prevista, com ou sem acordo.

O governante está a ser acusado de tentar impedir que os deputados discutam e eventualmente aprovem uma medida que impeça o Governo de se precipitar para uma saída sem qualquer ligação à UE.

Entretanto, segundo o The Guardian, mais de 1,3 milhões de pessoas já assinaram uma petição contra esta decisão de Boris Johnson.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …