Líder do principal partido da oposição em Istambul condenada a quase dez anos de prisão

Hilmi Hacaloğlu / Wikimedia

Canan Kaftancioglu (ao centro), líder do Partido Republicano do Povo (CHP) pela província de Istambul

A líder do Partido Republicano do Povo (CHP) pela província de Istambul foi condenada a um total de nove anos e oito meses de prisão.

A responsável em Istambul do principal partido da oposição ao Presidente turco Recep Tayyip Erdogan foi, esta sexta-feira, condenada a cerca de dez anos de prisão, incluindo por “propaganda terrorista” e “insulto ao chefe de Estado”.

Canan Kaftancioglu, responsável do Partido Republicano do Povo (CHP, oposição social-democrata e nacionalista) pela província de Istambul “foi condenada a um total de nove anos e oito meses de prisão”, anunciou um membro do partido.

Kaftancioglu foi condenada por cinco atas de acusação diferentes, baseadas principalmente em dois tweets que divulgou há vários anos: “propaganda terrorista”, “insulto ao chefe de Estado”, “insulto a um funcionário”, “insulto à República turca” e “instigação ao ódio”.

A responsável política, cujo processo foi acompanhado na Turquia e no estrangeiro, arriscava até 17 anos de prisão. Pelo facto de cada pena de prisão, considerada individualmente, ser inferior a cinco anos, Kaftancioglu não será detida e fica a aguardar o seu processo em apelo, que deverá ocorrer dentro de seis meses, segundo a responsável do CHP.

Ao longo deste caso judicial, a dirigente da oposição denunciou um “processo político” destinado, segundo os seus apoiantes, a puni-la pelo seu desempenho na vitória do candidato da oposição nas municipais de Istambul.

Canan Kaftancioglu foi apresentada como a arquiteta das campanhas vitoriosas de Ekrem Imamoglu, que derrotou o candidato de Erdogan nas municipais de março em Istambul e, de seguida, em junho, após a anulação do primeiro escrutínio em condições controversas.

Esta sexta-feira, Imamoglu assistiu a uma parte da audiência. Várias centenas de pessoas concentraram-se frente ao tribunal de Istambul para lhe manifestarem apoio.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …